A Dança e o Evangélico

Publicado: 04/05/2009 por Dário Estevão em Devocionais
Tags:,

Olá Personas,

Em dezembro de 1992 foi publicada, no Jornal El Shadai, uma matéria sobre o Ministério de Dança e Coreografia nas Igrejas Evangélicas.

Passados quase 17 anos, será que nossas igrejas ainda tem os mesmos pensamentos a respeito deste Ministério? Pode ser que a liderança das igrejas não, mas ainda existem muitos membros que ainda tem seus pensamentos atrelados a tradições, dizendo que esse tipo de ministério nas igrejas é coisa do diabo.

Leiam o artigo abaixo publicado no Jornal El Shadai em dezembro de 1992 e vejam que muitos continuam com as mesmas idéias:

http://lslemos.multiply.com/journal/item/1/1

Hoje a dança entrou definitivamente nas igrejas como Ministério de Coreografia. Não vejo nenhum problema nesse ministério de dança e coreografia.

Mas hoje temos grupos musicais cristãos que tem a dança como carro chefe para o sucesso. Grupos de Axé, Pagode, Forró e Funk têm se alastrado pelo nosso Brasil.

O que vocês acham dos grupos musicais que têm surgido com ritmos antes só vistos no mundo? São a favor ou contra a execução dessas danças em shows, lembrando muito músicas mundanas?

Uma grande polêmica foi levantada em nosso último AcaMP. Como poderíamos nos divertir em uma festa, com banda de forró, sem dançar agarradinho (como no mundo)? A resposta veio com a nossa divertidíssima Festa do Esquisito:

http://mpvida.wordpress.com/2009/04/15/6%c2%ba-acamp-festa-do-esquisito-fotos-parte-1/

http://mpvida.wordpress.com/2009/04/15/6%c2%ba-acamp-festa-do-esquisito-fotos-parte-2/

Colaboração: Phelipe Pereira.

Fonte: Flash-back Gospel

Blessing
Dário

comentários
  1. Karol disse:

    pra mim a dança e coreografia quando usado com o pudor pode ser e deve ser usada como adoração, mas tem casos como citados no texto cmo no funk, forró entre outro que se torna muito vulgar!!
    mas eu apoio totalmente a coreografia e a dança!!

  2. izah disse:

    Eu acredito que Deus fez todos os ritmos e o homem que banalizou ..fazendo da dança algo sensual .
    Também acredito que tudo nessa vida é questão de disernimento.. ainda mais pra nóis cristãos; devemos refletir a cerca do que nos edifica..do que agrada ao Espirito Santo de DEus e fazer da Dança um meio de adoração e ministração sobre a vida das pessoas..
    enfim é o que eu acho.
    Ótimo tema primo! =]
    beeijo:*

    • maj. Calassas disse:

      “Eu acredito que Deus fez todos os ritmos e o homem que banalizou ..fazendo da dança algo sensual .”

      Amigo como vc sabe q Deus fez tudo isso? Não procura estudar sobre antropologia, arqueologia e Historia?
      SEja inteligente procure estudar um pouco mais sobre o assunto.
      vivemos no mesmo mundo ou vc e mais outros q citam “o mundo” estão em outro planeta.
      Antes de criticarem algo sobre dança ou musica lembrem-se das aulinhas de historia medieval, sobre o q axavam sobre certos assuntos, q hoje em dia ninguem mais morre por isso. Religiao virou uma convenção de termos.
      O q eu vejo hj em dia são pastores e mais pastores sem nem ao menos o ensino medio completo!
      Educação tá ai pra quem quer e nao somente pra quem pode!

  3. Pré disse:

    Dançar não significa apenas estar em corpo diante das pessoas, mais sentir e expressar o amor de DEUS através de dele.

  4. Estevam disse:

    Não devemos nos esquecer q nossos avós falaram a mesma coisa da bateria e da guitarra quando os mais “moderninhos” tentavam inserir tais instrumentos na igreja.

    Os argumentos eram os mesmos que estamos utilizando hoje: “isso é coisa q só é vista no mundo”

    Mas hoje graças a misericórdia de Deus e o trabalho de alguns q muito lutaram podemos ter um culto com diversos instrumentos.

    Da mesma forma é com os ritmos musicais, lembro-me de ouvir vários pastores dizendo que o rock era uma estratégia do diabo para se infriltar no meio da juventude, eu como roqueiro que era não me conformava com isto, e lutei pra tirar essa ideia da cabeça do meu pai.

    O problema é que agora estamos vendo outros ritmos e agindo como os antigos agiram conosco.

    Queridos que tudo seja santo para os santos, e feito para a glória de Deus.

  5. […] de Dança e Coreografia nas Igrejas Evangélicas. Passados quase 17 anos, … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  6. Ayrton Lima disse:

    Louvar a DEUS atraves da dança, e levar Unção, cura e libertação aos que necessitam.
    Veja o que fez Davi para adorar a DEUS.
    II Samuel 6:12-15
    “Então disseram a Davi: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo o que tem, por causa da arca de Deus. Assim foi Davi, com alegria. Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos ele sacrificava bois e carneiros cevados.Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, e estava Davi cingido de uma estola sacerdotal de linho. Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas”.

  7. blenda disse:

    É a melhor forma q tenho para louvar e engrandecer a Deus,To nem ai pra quem nao admitee.
    bj

  8. LUCIENI disse:

    gostaria de uma sugestão de um tema para festa de gratidao ao senhor por mais um ano do ministerio de coreografia e uma divisa, se possivel for uma sugestao de um hino para tema.
    muito obrigado
    se puder me responda o mais rapido possivel
    FIQUEM NA PAZ

  9. Coreógrafos Quadrangular disse:

    Existe dois tipos de ministração através de coreografias, a ministração pelo hinos de adoração, que faz com que a igreja se entregue a Deus através das palavras ministradas e a ministração avivada, que é através de louvores agitados ou ditos como “modernos”

  10. Paz e Graça,

    A Dança presente nos cultos, nem sempre é ruim, mas também nunca será bom. Em nada edifica.

    Abraços fraternos.

    Thiago N. Fonseca

  11. Jéssica Costa ( Estevam) disse:

    Tenho certeza que DEUS ama esse ministério( o meu ministério) e tenho mais certeza ainda de que DEUS está presente no coração de cada pessoa que faz parte!

    Caros irmãos NUNCA é muito forte!
    Muitos PASTORES lá da igreja criticaram esse ministério, e chegaram em MIM dizendo que agora o ADMIRA!

    Sinceramente não me importo com que os outros dizem!
    A minha ADORAÇÂO é para O SENHOR!
    A minha DANÇA é para o MEU PAI!

    E eu tenho certeza que ELE se alegra com a minha(e as demais) DANÇA !

    Beijinhos!

Deixe um comentário

