Ele Queria ser Pregador – Humor

Publicado: 06/04/2009 por Dário Estevão em Humor Cristão
Tags:

Olá Personas,

As contribuições para o nosso blog não param de chegar.

Desta vez foi o nosso Pr. Jacildo com suas irreverentes histórias.

Semana passada foi a vez do Pregador da “Briba”.

Quem escutou esta pregação não pára de falar suas frases pérolas por aí: “Moshé, Moshé, Eres Codó”… “Zaqueu, hoje eu irei ‘campais’ em sua casa”… “Davi, sejais ‘Banani'”… Acham que estou inventando? Então escutem esta pregação:

https://mpvida.wordpress.com/2009/03/18/pregando-a-briba-biblia-humor/

Hoje o humor fica por conta de um caipira/bóia-fria que teve uma revelação e interpretou como sendo “Vai Cristo Chama”. Com a sua pregação ele NUNCA será o pregador do evangelho. Será o pregador da figura acima: PREGADOR DE ROUPA hehehehehe

Acompanhem a história completa:

ELE QUERIA SER PREGADOR

Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC.

Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significavam: “Vai Cristo Chama“. Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua via à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato, disso:

– Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. Você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem?

– Claro que sim! – Disse o homem.

– E qual a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece?

– As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano.

– Então, conte-a! – Pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento bíblico do futuro pregador do evangelho.

O caipira começa a falar:

– Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores. E ele lhes disse: Varões irmãos escutem-me: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. E entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade.

E partindo dali foi conduzido pelo Espírito ao deserto, e tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, teve fome, e os corvos alimento lhe traziam, pois se alimenta de gafanhoto e mel silvestre. E sucedeu que indo ele andando, eis que um carro de fogo o ocultou da vista de todos. A rainha de Sabá viu isso e disse: “Não me contaram nem a metade”.

Depois disso, ele foi até a casa de Jezabel, a mãe dos filhos de Zebedeu e disse: “Tiveste cinco maridos, e o homem que agora tens não é teu marido”. E olhando ao longe viu a Zaqueu pendurado pelos cabelos numa árvore e disse: “Desce daí, pois hoje almoçarei na tua casa”. Veio Dalila e cortou-lhe os cabelos e os restos que sobraram foram doze cestos cheios para alimentar a multidão. Portanto, não andeis inquietos dizendo: “Que comeremos?”, pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. “E todos os que ouviram se admiraram da sua doutrina”.

O caipira, entusiasmado, olhou para o pastor e perguntou:

– E então, estou pronto para pregar o evangelho?

– Olha meu filho – disse o pastor – eu acho que aquelas letras no céu não significavam “Vai Cristo Chama”. Antes, deveriam ser lidas “Vai Cortar Cana”.

MORAL DA HISTÓRIA: Um conhecimento superficial das Escrituras poderá causar danos irreversíveis do ministério, caso o mestre não leve em conta aspectos fundamentais para uma boa interpretação bíblica.

Contribua você também para o nosso blog. Envie sua sugestão para mocidadepentecostes@gmail.com

Não deixe de comentar.

Blessing
Dário

comentários
  1. Pr Ricardo Carvalho Wilcke disse:

    Gostaria de explicar com a ajuda de Deus e do Espírito Santo, o que vem a ser esta linguagem que o pregador fala e parece que não tem sentido. Estou dizendo com relação às palavras Erés Codó, e não da correta pronúncia do português.
    A Bíblia nos informa que depois que Deus confundiu a linguagem dos homens em Babel Gn. 11: – 1 – 9 , outras formas de dialetos e línguas surgiram.
    Com uma população calculada em 6,6 bilhões de pessoas, o planeta Terra comporta cerca de 6,7 mil idiomas diferentes. Um para cada 985 mil pessoas, certo? Mais ou menos. De acordo com um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), há línguas faladas por quase 900 milhões de pessoas, enquanto cerca de 500 idiomas têm uma média de menos de 100 falantes.

    E mais: estima-se que metades das línguas faladas em todo o planeta estão ameaçadas de extinção em longo prazo, sendo que a cada duas semanas uma delas desaparece – 25 idiomas deixam de ser praticados por ano. Os especialistas calculam ainda que 96% das línguas existentes são faladas por apenas 4% da população mundial.
    De acordo com um levantamento da UNESCO divulgado em 2000, entre as línguas maternas mais faladas no mundo, o português ocupa o sexto lugar no ranking, mas vem ganhando adeptos:
    1º Mandarim (874 milhões de falantes)
    2º Híndi (366 milhões)
    3º Espanhol (358 milhões)
    4º Inglês (341milhões)
    5º Bengali (289 milhões)
    6º Português (176 milhões)
    7º Russo (167 milhões)
    8º Japonês (100 milhões)
    Com 850 idiomas, Papua – Nova Guiné é o país onde se fala mais línguas diferentes. A lista das maiores torres de babel do planeta é completada pela Indonésia (650 idiomas), Nigéria (410), Índia (380) e Camarões (270).
    No Brasil, são falados por volta de 200 idiomas e, desse total, cerca de 180 são praticados por índios. O levantamento foi realizado por entidades do governo federal, o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística (Ipol) e a UNESCO no Brasil.

    A Bíblia também menciona no livro de Atos 2: 1 – 21, que o Espírito Santo concedeu e ainda concede nos dia de hoje, aos homens falarem palavras, frases, e até mesmo conversarem em outra língua, não materna, e sim outra língua ou dialeto segundo o que o Espírito Santo lhe concede, porque o mesmo fala das grandezas de Deus.
    É por isso que parece estranho e que não faz sentido o que o pregador do referido vídeo fala. E sendo assim, estou tentando ajudar a alguns a compreender este mistério.
    Erés, raiz da palavra Er, significa = Ergue-te na vigília.
    Lembremo-nos que Moisés ao subir o monte esteve por lá quarenta dias e quarenta noites, em vigília. Êx. 24: 18, 34: 28.
    Er, também é o nome do filho primogênito de Judá aquele que nasceu de uma mulher Cananéia, porém; “Er era perverso diante do Senhor, pelo que o Senhor o fez morrer”. Judá teve ainda dois filhos o segundo chamado Onã e o terceiro chamavam-se Selá. Gn. 38: 1,7 e 46: 12.
    Mas o interessante é que este terceiro filho, Selá, esta registrado no livro de I Cr. 4: 21 “Selá foram também pai das famílias dos obreiros em linho, em casa de Asbéia“, ou seja, eles fabricavam linho fino, e a palavra Asbéia significa Casa do juramento, ou casa da testemunha.
    Outra coisa que nos chama a atenção é que Jesus Cristo veio da mesma linhagem de Judá, isto esta relatada no evangelho de Lucas. “Neri filho de Melqui, Melqui filho de Adi, Adi filho de Cosã, este de Elmadã filho de Er”. Lc. 3: 28. Estes nomes são antecessores de Cristo na linha genealógica entre o rei Davi e Zorobabel outro rei na linhagem de Israel.
    Outro ponto importante, é que, Moisés era nascido da linhagem da tribo de Levi. Êx. 6: 18,20, sendo assim Moisés já estava destinado por Deus a levar a iniqüidade do povo Judeu, sendo ele um levita. Nm. 3: 10 – 13; 17: 1 – 13; 18: 1 – 8 .
    Codó, raiz da palavra Códice, significa = Pergaminho, manuscrito, coleção de manuscritos ou documentos históricos; código antigo.
    Codó é uma língua falada no sul da Índia e norte do Sri Lanka, grupo de línguas indianas diferentes do sânscrito, (sânscrito é uma língua clássica da Índia antiga que influenciou praticamente os idiomas ocidentais o alfabeto original do sânscrito é o devanagari, que vem de deva (deus) e nagari (cidade), significando “escrita da cidade dos deuses”, foi desenvolvida aproximadamente 1500 a.C.).
    Então juntando o que vimos fica fácil de entender o que o Espírito Santo quis dizer com esta frase Erés Codó; “Moisés, Moisés, levanta-te na vigília e escreve em pergaminho o que ouviste”.
    Realmente Moisés escreveu a Torá, ou seja, os cinco primeiros livros da Bíblia, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. No período que esteve no monte, quarenta dias e quarenta noites, recebeu ordem de escrever. E assim chegou até nós a Bíblia.
    Na verdade Deus revela-nos até os dias de hoje, coisas ou detalhe riquíssimo da história ao qual não temos acesso. Vou citar um exemplo:
    Na Bíblia no livro de Gênesis 12: 1 – 9, esta registrado que o Senhor Deus fez uma chamada a Abrão (mais tarde passou a chamar-se Abraão), porém no livro de Atos 7: 1 – 4, Estevão dando testemunho da chamada de Abraão que ele recebeu, na verdade duas , a primeira foi quando ela habitava na Mesopotâmia antes de habitar em Harã, e lá ele permaneceu até o falecimento do seu pai, ai em Gênesis 12: 1 acontece a segunda chamada em Harã, ou seja no capítulo 11 não esta registrado nenhuma chamada de Deus a Abraão, só no capítulo 12, porém o Espírito de Deus revela a Estevão, que ficou registrado em Atos 7: 1 – 4, como foi que realmente se passou naqueles dias.
    Por favor, gostaria que os amados leitores deste artigo, entendessem o que o Espírito de Deus quer nos transmitir com esta frase Erés Codó, simplesmente esta nos revelando detalhes desta parte da história de Moisés que não esta relatada em livros ou na Bíblia.
    Deus vos abençoe.
    Pr. Ricardo Carvalho Wilcke

  2. Anonimo disse:

    Eretz Kodesh = Terra sagrada”, em hebraico

  3. Anonimo disse:

    O árabe que significa “terra santa”, al-ard muqaddasa-AL, está perto do hebraico, Eretz kodesh e se refere a este pedaço de terra
    http://www.thejc.com/judaism/judaism-features/what-koran-says-about-land-israel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s