Música Secular X Música Cristã

Publicado: 22/05/2009 por estevameduardo em Devocionais
Tags:, , , ,

pensem

E ae galera, só na tranquilidade???

Como eu falei na entrevista que eu dei  no domingo para o MP Vida TV (nosso mais novo futuro sucesso), a pergunta que me fizeram, ah não vou falar não, quem quiser saber pode assistir o programa no sábado (23/05/2009). Mas voltando ao que interessa  a minha opinião sobre o tema música secular X música evangélica é a seguinte:

Eu acho que as bandas “seculares” também podem ser muito úteis pra levar a palavra de Deus. Por exemplo, tenho alguns amigos da faculdade que tem uma banda chamada Caffe Roots, eram todos evangélicos, mas saíram da igreja. O interessante no caso deles é que eles têm várias músicas que falam de Deus, uma delas, a que faz mais sucesso no show, se chama “as dificuldades” e tem uma mensagem nitidamente evangelística (diga-se de passagem, até mais do que várias músicas “evangélicas” que podem ser interpretadas de várias formas – ex: não dá pra saber se o cara fala de Deus ou de uma pessoa, se amor dele é por Deus ou por uma mulher), essa música quando cantada gera um espanto geral na platéia, que é formada por várias pessoas que se afastaram dos caminhos do Senhor  e que devem refletir bastante ao se lembrarem dos momentos que passaram como igreja (observe a palavra “como”, em outra oportunidade falarei da diferença entre ser igreja e estar na igreja). Creio também que muitas outras pessoas que nunca tiveram um contato direto com o evangelho são atingidas com a mensagem da música.

Independente de a pessoa conhecer ou não a palavra de Deus, o que se deve observar é que a semente do evangelho está sendo plantada nos os corações de todos os presentes no show.

Na minha humilde opinião uma banda que não é cristã declarada mas que mesmo com todas as dificuldades tenta falar um pouco da palavra do Senhor aos que precisam é bem melhor do que aqueles que exploram o povo de Deus, buscando um mercado fiel e de fácil manipulação, sem intenções reais de pregar a palavra e somente de ganhar mais reais para as suas contas bancárias.

Claro que ainda temos adoradores de verdade e que merecem que suas canções sejam ministradas nos cultos, pois são consagradas verdadeiramente a Deus e trazem mensagens que atingirão os corações necessitados. Porém não devemos desprezar aqueles que não querem se aproveitar do público evangélico e que por livre e espontânea vontade tem a intenção de falar um pouco de Deus, digo até um pouco mais: devemos apoiá-los, porque eles alcançam o público que nós não conseguimos atingir. Nosso apoio deve ser fundado em oração e intercessão para que eles continuem a falar de Deus e para que principalmente eles se convertam a Jesus, pois querendo ou não eles são os grandes formadores de opinião.

Aqui a música que eu estava falando: Às Dificuldades

Como diz o Duarte: galera essa é minha opinião, você é livre pra ter a sua. A igreja Assembléia de Deus de Taguatinga acha que é pecado escutar música do “mundo”, essa é a opinião deles. Eu aqui só quero mostrar pra vocês que o evangelho nos libertou e agora somos livres, inclusive para termos as nossas próprias opiniões (mesmo que alguns irmãos acreditem que o que é dito em cima do púlpito é uma verdade incontestável).

Quero chamar vocês jovens, galera da nova geração, a se juntarem a nós num movimento de revolução de pensamentos. Preste atenção não estou falando de rebelião, nem coisa assim, mas chamo vocês a se juntarem a nós (liderança de jovens) no que eu começo a chamar: Movimento do Pensamento Renovado.

“A mudança é criada por aqueles cujas imaginações são maiores que as suas circunstâncias.”

“As pessoas mudam tanto quando se ferem o suficiente que precisam mudar, ou quando elas aprendem o suficiente para quererem mudar, e receberam o suficiente para serem capazes de mudar.”
( John Maxwel )

Termino esse quase desabafo por aqui.

Qualquer reclamação é só postar ai em baixo, prometo tentar responder a todos.

Abraço povo de Deus.
Qualquer coisa me liga ou manda email, tanto faz.

Estevam

comentários
  1. Dário Estevão disse:

    Que que é isso gente… O Estevam escreve muito bem! Nem acredito que consegui um parceiro aqui no blog. Queria que outros se levantassem para fazer o mesmo. Tenho certeza que só temos a crescer!

    Parabéns Estevam. Você tinha me mandado esse email e eu pedi que você desenvolvesse a idéia e criasse um artigo. Olha, ficou muito bom mesmo… Me surpreendeu!

    Sobre o tema, realmente é um pouco polêmico esse assunto! Temos músicas cristãs que conseguem atingir o meio secular (trilha sonora de novela e filmes) e temos músicas seculares com temas cristãos que atingem muito mais, com os diversos grupos neste seguimento (POD, Sixpence None the Richer, U2, Paramore, The Afters, Lifehouse).
    Aqui no Brasil o pessoal tem um preconceito (tanto no meio cristão como no meio secular) de que se uma música é cristã ou secular, ela só pode ser tocada e ouvida naquele meio (se é que vocês me entendem).
    Já mundo afora, a brincadeira muda. O pessoal ver muito a qualidade da música, não importando se é gospel ou secular. Aí que entra a investida destes grupos.
    Sou totalmente contra a cristãos enrustidos, como o grupo Catedral fez a tempos atrás. Eles ficaram em cima do muro na hora de confessar a fé, pensando que isso tiraria o status que eles estavam passando. Deu no que deu, não preciso mais nem comentar.

    Ouçam o DotCast #30 que estão falando justamente esse assunto:

    http://www.dotgospel.com/dotcast/dotcast-30-musicas-e-ministerios/

    Fique com Deus Estevam… Continue me ajudando neste árdua tarefa.

    Aguardem pessoal… Debateremos este assunto e outros no nosso primeiro programa “Sai da Toca”

  2. waldson disse:

    Como diz o Duarte: galera essa é minha opinião, você é livre pra ter a sua.

    pra mim a musica tanto quantos outros aspectos de nossa vida sao apenas para LOUVOR a Deus… afinal fomos criados para louvar a DEUS… Quanto as outras bandas seculares… nada contra… hj nao curto mesmo… ate porque eu ja vim do outro lado… gostava muito de musicas ditas, hoje, secular…e quando JESUS ME TROUXE… me fez e faz nova criatura… deixei o velho homem para traz…

    se e pecado… sei la… pecado e uma coisa muito subjetiva hj…hahahahaha

    uma coisa eu sei… pra ser um obreiro aprovado por DEUS e nao pelas convensoes… precisa ter muito cuidado com algumas coisas…

    • eduardo disse:

      falar que pecado é coisa subjetiva não tem nada a ver com ser um novo homem, pois um novo homem, pois nao sou eu quem digo oque é pecado ou deixa de ser, e sim a palavra de Deus.pois tudo oque nao vem da fé é pecado, e a fé vem por ouvir (ler) a palavra de DEUS, lá diz oq é pecado ou nao, o pensamento de pecado subjetivo evidencia mais uma linha de pensamento dos que nao conhecem cristo do que quem conhece Ele.

  3. Jéssica (Estevam) disse:

    Meu Deus amor dominou bem o assunto que orgulho!
    Parabéns!
    E a música é ótima!

  4. Duarte Henrique disse:

    Gente, com todo respeito as opiniões divergentes, mas vou concordar com o Estavam em gênero, número e grau! Sem brincadeira, já nem tenho muito que acrescentar… A não ser o fato de que eu e o Álvaro temos uma banda que vai mais ou menos nessa linha, e nem por isso me sinto menos cristão, ou mais distante de Deus. Aliás, certas músicas ditas “seculares”, me aproximam muito mais de Deus que certas músicas evangélicas….
    Aproveito a oportunidade para reforçar o convite ao movimento proposto pelo Estavam: Movimento do Pensamento Renovado com a seguinte contribuição: “Se o filho vos libertar, verdadeiramente serei livres…”, será que nós realmente já paramos para analisar a profundidade dessa liberdade…?

    Abraços Galera,
    Duarte Henrique

    • ALEX ALVES disse:

      É meu querido Duarte Henrique….Você precisa é se converter!…..e mais, Você não tem noção do que é o inferno, e das pequenas coisas que o levam pra lá.

      • Duarte Henrique disse:

        Rapaz, se tu já deu uma passadinha por lá para saber como é, escreve um livro. Quem sabe você não fica famoso? Sinceramente, as únicas pessoas que precisam se converter de verdade são aquelas que duvidam da conversão dos outros…

        Abraços!

        • Leonardo disse:

          não fique com raiva das críticas, perdoe, absorva o bem!

          • Duarte Henrique disse:

            Que isso grande Leonardo, não fico com raiva. Na verdade sinto compaixão… julgar os outros é muito cômodo, mas não é correto, definitivamente.

            Grande Abraço!

  5. robson santos disse:

    OLÁ QUERIDOS,MEU NOME É ROBSON SOU MEMBRO Do PVNVT
    (PROJETO VIDA NOVA DE VILAR DOS TELES),ESTE TEMA È MUITO INTERESSANTE,ESSES DIAS ESTAVA VENDO UMA ENTREVISTA COM UMA FAMOSA BANDA GOSPEL,E ELES DISSERAM Q OUVEM MUSICAS SECULARES POR CAUSA DO TRABALHO DELES,ELES PRECISAM ESTAR POR DENTRO DO Q ROLA NO MUNDO DA MUSICA.
    ATÈ AÌ TUDO BEM,SÒ Q EU CREIO Q A INSPIRAçÃO DEVE VIR DO ALTO.EM RELAÇAO A BANDAS SECULARES TOCAREM MUSICAS CRISTÃS DEUS TRABALHA DA MANEIRA Q ELE QUER POIS ELE É DEUS<TRABALHA DA MANEIRA Q ELE QUER.
    INDEPENDENTE DE ESTILO MUSICAL,TODO O SOM Q GOSTAMOS DE OUVIR DEVE SER PARA A HONRA E GLORIA DO SENHOR SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    GRAÇA E PAZ AMADOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Estevam disse:

    É, tô gostando da discussão…

    Essa é a proposta mesmo: que cada um pense e tire suas conclusões.

    Reforço que todos são livres para discordar, o meu desejo é levá-los a pensar sobre o assunto.

    Valeu galera
    Abraço

  7. izah disse:

    Até que fim alguem ajudando o Darin aki no blog hein?!
    hsuahsuahsuahsahah..=]

    Eu acredito que Tudo nessa vida é questão de dissernimento.
    CAbe a cada um analisar se as músicas q ele ouve o edificam, se o fazem refletir, crescer..
    Enfim.. concordo com o Duarte e com o estevam..tem muita banda Gospel que não nos traz mensagem alguma acerca de Deus .. e bandas seculares que nos fazem refletir.

    Agora trago a vcs ouro questionamento que me surgiu ao ao ler esse pots.
    Pq será q é ”pecado” eu comprarum Cd do Djavan .. e não é pecado eu assitir a novela q tem em sua trilha sonora as musicas do djavan?!(exemplo).

    eu acompanho um blog que traz um post falando tipo nisso:
    http://cabecadecrente.blogspot.com/2008/10/msica-igreja-e-muito-pano-pra-manga.html.

    Por que só a música?
    Por que posso ler um livro do Vinícius de Moraes, mas é pecado ouvir suas músicas?
    Por que posso assistir a uma peça de teatro, mas não posso ir a uma apresentação dos Engenheiros do Hawai?
    Porque posso ver novela, mas não posso escutar Djavan?
    Por que posso ir ao cinema ver a última estréia, mas não posso me atrever a assistir uma apresentação musical qualquer?

    beeijos :*
    Quero ver os comentários depois.

  8. waldson disse:

    IZAh.
    Isso tudo que vc falou, eu arrisco a dizer que … nao é pecado naum
    qui fique bem claro… que vc comprar cd secular e ouvir , ou ler um livro secular, ou ir a um show, ou enfim,, se divertir de forma limpa e lícita… pode ser agradavel sim…
    o que nós quanto cristãos, devemos ter em mente, e vc falou muito bem , e o dissernimento…
    sendo que esse dissernimento tenha base biblica…

    o que tbm temos que ter em mente é a relacao de nossas escolhas…
    cada escolha de nossas vidas reflete de forma real na nossa comunhao com Deus.

    Enfim…pra agradar a Deus
    o que vc escolheria pra ler ou ouvir?
    o que vc faria?
    onde vc iria?
    quais seriam seus lugares prediletos?

    Izah,
    sempre seremos cobrados so por aquilo que produzimos…

    e naum esqueca:
    pensar no pecado e perda e tempo…
    o que vc deve pensar é como agradar a Deus!

  9. Thati Tavares disse:

    Eu como musicista ,por muitas vezes nas escloa de Música (EMB) ví e participei de várias óperas e concertos,e creio que Deus trabalha comigo de uma forma,aquilo que pode tomar o lugar DELE na minha vida eu retiro,e não é só música, existem coisas que a gente cria um ídolo que levam destaque nas nossas vidas, e a gente passa a adorar e isso tbm, não só com música dita “secular” mas tem muita gente que “adora” mas a música que está ouvindo do que a Deus que esta está servindo,o que a gente tem que ter é sabedoria de avaliar qual é o valor que a gente dá as coisas da nossa vida,e se elas ocupam um lugar de destaque que se transformam em ídolos para nós,ou se temos a sabedoria de dizer: “Tudo me é Lícito mas nem tudo me convém”.

  10. waldson disse:

    E por isso que gosto dessa mocidade… jovens fortes esclarecidos no Senhor.

  11. Danilo disse:

    Olá Gente.
    Cheguei atrasado mas acho que dá tempo ainda..rsrs.
    Dá uma olhada nisso:

    http://www.crerepensar.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=110&Itemid=26

    Abrç!!!

    Fuiii!

  12. Estevam disse:

    Caramba Danilo esse artigo ai é bom demais…

    Quem ainda não leu vale a pena clicar no link ai em cima…

    Simplesmente fala tudo o q eu tentei falar pra vcs…

    Valeu mermão…

  13. izah disse:

    Tbm gosteii do artigo Danilo, blog legal.!
    *_*

  14. Marcos ( irmão do Thiago) disse:

    Olá gostei do tema proposto mas vou DISCORDAR TOTALMENTE com o Estevam, em gênero, número e grau!
    Eu acho que as bandas “seculares” não são úteis de forma alguma,em nada, é para nada, para levar palavra de Deus,que palavra de Deus é essa?que exemplo tem seus amigos que era crentes,mas sairam da igreja,e agora tocam lá forá,quantas almas eles ganharam pra Cristo com essa musicas?Vocé arisca a dizer que é pecado não ? não é questão nem de pecado.È Deus o que ele té falou, ele ariscou te dizer se é ou não?Mé mostra a base biblica,aonde é que tá escrito isso?Voce diz, úteis para levar a palavra de Deus ??? que Deus é esse ? budista? indiano?gregos?egipcios? Nâo há nada de interessante,edificante, das músicas que falam de Deus, das bandas seculares, ou cantores.E ainda diz que todas as musicas que gostamos de ouvir, deve ser para Honra?Gloria do Senhor? Sendo assim por exemplo vou ouvir a musica do roberto carlos ->
    “Quando eu quero falar com Deus, eu apenas falo
    Quando eu quero falar com Deus, às vezes me calo
    E elevo o meu pensamento, peço ajuda no meu sofrimento
    Ele é pai, Ele escuta o que pede o meu coração
    Quantas vezes falando com Deus, desabafo e choro
    E alívio pro meu coração eu a Ele imploro
    E então sinto a Sua presença, Seu amor, Sua luz tão intensa.Que ilumina o meu rosto e me alegra em minha oração” Agora eu vou ser sarcastico..
    Senhor seja dado ati honra e Gloria..Ohhh GLORIA DEUS,ALELUIA,HUMMM TÓ SENTINDO A PRESENÇA DE DEUS,NOSSA ESSAS LETRAS FALAM COMIGO TREMENDAMENTE,IGUAL AO ROBERTO, AKI AGORA,HUM GLORIA DEUS,NOSSA QUE UNÇÃO,HUMMM TÓ FALANDO EM LINGUAS ESTRANHAS,GENTE DO CÉU,QUE MUSICA BONITA,,HUM..FALA DEUS!!, FALA QUE EU TÓ OUVINDO,NOSSA,HUM.,.NOSSA TEM GENTE SE CONVERTENDO..GLORIA.DEUS.”PÓ GENTE BRINCADEIRA NÉ ????é ainda diz que as musicas evangelicas muitas vezes não falam de Deus,”Sendo assim é o livro de Ester,não cita o nome de Deus”posso então descartar,em troca vó levar os livros do Paulo Coelho. falar que concorda que a musica pode levar a palavra de Deus ?Que palavra de Deus é essa?mostra pra mim?me apresenta as vidas salvas.Ou que a musica só porque fala de Deus, é bom,? ou pode trazer alguem pra igreja ? eu té pergunto e seus amigos?E eles estiverem lá no Mundo tocando e cantando musica que fala de Deus, se Jesus voltar, eles vao subir ? infelismente irão perde a salvação. Hoje temos visto que muitos irmãos, pastores, lideres de jovens, e jovens vem querendo colocar costumes erroneos no meio da nossa igreja,e por isso que não se vê como antes, curas,milagres,batismo com o Espirito Santo, profecias,dentro da igreja,uma hipocrisia sem fim, ficam com essa espiritualidade mediocre.Eu té pergunto, qual foi a ultima vez que um joven aceitou Jesus nessa Igreja?Qual jovem que voltou para igreja, porque ouviu uma musica que fala de Deus recentemente? Movimento o que ????do Pensamento o que ?? Renovado ???Jovens olhem Nadabe e Abiú,que, compareceram diante de Deus com fogo estranho..olha o fogo estranho ai…Tá cheio de movimentos hoje, presença de Deus?, nada,milagres?,nenhum,batisto com Espirito Santo, ke isso?Esse movimento vai fazer sentir mais intensamente a presença de Deus ?discernimento?edificar,nó sabemos exatamente o que nós edifica ou não, Receber poder de Deus ? Sé sem esse moviemento já não acontece nada, imagine se nós adotarmos ele. Vamos ter que fazer mais acampamentos,porque 1 só não vai dar, pareçe que os jovens só sentem a presença de Deus num Acampamento.“Tudo me é Lícito mas nem tudo me convém”.Abraço.

    • Dário Estevão disse:

      Yahoooooooooo Marcão…

      Vamos ter que trazer o quadro “Vale-Quase-Tudo” do JVnaEstrada para este debate…

      O primeiro copo de sangue é meu… heheheehehehe

      Marcão… Essa música do Roberto Carlos é muito boa cara… Acho que dá pra agente tocar ela no lugar daquela “Tem sabor de mel” que incita muito a violência.

      Eu sugiro você ler de novo o texto e voltar a comentar… Ficou faltando você falar os pseudos-cristãos, que fazem música só para lucrar $$$. Tem mensagem bíblica? Tem… Mas seus corações estão corrompidos.

      Um cantor secular não tem interesse nenhum em cantar músicas que falam de Deus… Não dá ibope nem lucro para eles. Quando assim fazem é para falar o que realmente pensam e não com finalidade de ganhar money $$$$

      E quando um “cristão” grava uma música com letras cristãs e está preocupado no lucro? Quem é que não sabe que os “corinhos de fogo” dão um lucro imenso para estes cantores mas estão cheios de inverdades da bíblia, que na verdade mostram doutrinas da época da lei. Cadê as letras que pregam o amor de Deus para conosco? Isso não dá $$$$ né?

      Valeus pelo seu comentário… Mas está sendo um pouco radical. Pense bem.
      Fuis

  15. Everson disse:

    Poxa..que legal esse artigo, quem me recomendou foi o Dario, ele comentou no meu podcast que trata justamente sobre esse tema. Se tu comentasse e acrescentasse algo a discussão seria bem interessante!

    Um abraço

  16. Estevam disse:

    Eita poxa…

    Vou até preparar uma resposta aqui…

    • Dário Estevão disse:

      Responde em cima da resposta do Marcão pra ficar mais organizado.

      Procure pelo link “Responder” no topo do comentário dele… Fica melhor.

      Valeus

  17. waldson disse:

    gente….o trem ficou feio em?
    esses debates sao boms…
    contando que as opinioes sejam respeitadas…
    e lembrando que vamos morar no céu
    INDENPENDENTE DE EU MERECER, INDEMPENDENTE DE EU EXPULSAR DEMONIOS, INDENPENDENTE DE EU FALAR EM LINGUAS, INDEMPENDENTE DE EU CANTAR OU NAUMMMM!… ENFIMMM
    quem vai me levar pro ceu é a:

    A GRAÇA DE DEUS>>>>

  18. Duarte Henrique disse:

    Marcão, mandou muito bem!

    Contudo, você cometeu um erro crasso! Você confunde teologia evangélica com teologia cristã! Do ponto de vista evangélico ortodoxo você pode até estar certo, mas do ponto de vista cristão você está completamente equivocado. A teologia evangélica prega um saparatismo radical entre o secular e o sacro. Todavia, Jesus jamais admitiu essa separação, pois ela é farisaica desde a sua origem! Jesus andava com as pessoas menos recomendadas da sociedade… (prostitutas, publicanos, mendigos etc.) O problema é que os evangélicos acham que só eles são os donos da razão, só a música deles é pra glória de Deus. É farisaismo, não tem pra onde correr! Para o verdadeiro cristão qualquer coisa é sagrada: “tudo é puro para os puros”, já ouviu isso? Eu mesmo tenho uma banda que pode ser tida como “secular”. Nossas músicas falam de política, amor, filosofia, espiritualidade etc, tudo sob uma perspectiva cristã, afinal não posso negar a mim mesmo. Para o verdadeiro cristão, sagrado é o ambiente em que ele esteja, sacra é a música que ele faz, e irmãos são todos aqueles com quem ele se ralaciona. Não consigo enxergar essa divisão secular x sacro feita pelos evangélicos. “Meu templo religioso é o mundo, meus irmãos a humanidade”.

    Abraços,
    DH

    • Dário Estevão disse:

      Mermão… Se formos discutir esse assunto no próximo Podcast estamos ferrados…

      Vai ter parte 1, parte 2, 3, 4, 5… Infinito.

      Dava para fazer até um ringue igual o JVnaEstrada heheheeh Chama o Marcão para defender igual no comentário… Vai rolar um sangue hehahahahah

      Abração a todos…

      Cadê o Chinelo???

  19. Rafael disse:

    TÃ, TIZ,
    TÃ, TÃ, TÃ, TIZ,
    TÃ, TÃ, TÃ, TIZ,
    TÃ, TÃ, TÃ.

    hauahuahuahuahauhauhauahuah…

    Num guentei. Esse tópico tá bombando…

  20. Rafael disse:

    Ronaldo

    • Dário Estevão disse:

      Tempo pra escrever pro Blog você não tem não né? Tempo pra ficar de zueira é o dia todo né?

      Ronaldo…

      Chinelo? Chinelo?????????

  21. Estevam disse:

    Mandou muito bem Duarte!!!!

    O trem tá pegando fogo…

    Mesmo sem querer as pessoas entraram no Movimento do Pensamento Renovado.

    Quando propus esse movimento era justamente isso que eu estava querendo: que nós cristãos expuséssemos as nossas opiniões de forma livre, mas sempre tendo em mente que existem outros pontos de vista que merecem ser respeitados.

    Como já disse antes esse é o meu ponto de vista, não significa que seja totalmente correto ou que seja uma verdade incontestável, simplesmente é o meu modo de ver o tema.

    Como disse o meu amigo Paulo quando escreveu aos Romanos: ” Nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para este é impura”

    e ele continua reforçando o que eu disse:

    “Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova”, ” mas aquele que tem dúvidas (se é certo ou errado fazer qualquer coisa) é condenado se ‘fizer’ (parafraseando- no original diz: “se comer”), porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado”

    Então termino dizendo se você irmão considera que ouvir música do meio secular é errado, não escute; porém se você acha que pode trazer alguma coisa boa pra sua vida continue a fazer o que está fazendo.

  22. Thiago Neiva disse:

    Paz e Graça!

    Entre opiniões e opiniões eu fico com as Escrituras! Pouco importam as opiniões e sofismas dos homens tendenciosos!

    “Amém ou não amém.”
    Fadi Farah

    Thiago Neiva!

  23. Estevam disse:

    Thiago não entendi muito bem o q vc quis dizer…

    Se puder explicar melhor.

    • Dário Estevão disse:

      Dr… Replica em cima do comentário dele… Fica bem arrumadinho.

      Tentem da próxima vez…

      Abração a todos

  24. Estevam disse:

    Blz qnd eu responder o comentário dele eu coloco lá…

    hehehe

  25. Thiago Neiva disse:

    Estevam…

    São muitas opiniões ” Não é pecado… Se te faz bem continue e etc”…. Nem tudo que pensamos ser bom é bom diante de Deus… a bíblia diz que a justiça do homem é como trapo de imundícia diante de Deus! SAbe o que era o “trapo de imundícia” naquele tempo? Então…

    • Estevam disse:

      Sei os trapos de imundícia eram os panos que as mulheres usavam como absorventes.
      Concordo com vc Thiago a justiça do homem é trapo de imundícia diante de Deus ( Isaías 64:6).

      E percebo q vc tem razão então queria consertar o que eu disse (“se você acha que pode trazer alguma coisa boa pra sua vida continue a fazer o que está fazendo”):

      Retiro isso q eu disse porque percebo q muitas vezes julgamos estar fazendo a coisa certa e não estamos e a frase ficou muito genérica, parecendo q podemos fazer qualquer coisa q nossa cabeça julgue correta.

      Então a frase deve ficar assim:

      “Então termino dizendo se você irmão considera que ouvir música do meio secular é errado, não escute; porém se você acha que não é errado, não há nada q te impeça de escutar.”

      Romanos 14
      “acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.
      Um crê que tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come, porque Deus o acolheu.”

  26. Thati Tavares disse:

    Duarte meu voto é seu!!!

    =DDDD

  27. Marcos( Irmao do Thiago) disse:

    Olá,ok vamos lá,não responderam minhas perguntas direito, mas tudo bem. como sugerido eu li o texto novamente, Não acredito que essa musica “Tem sabor de mel” incita violencia, ela fala sobre a pessoa que está ou passa em dificuldade, e diz que Deus pode levantar ela e ajudar,e outras coisas.. e se incita que tipo de violencia é essa? Há gente mascarada em todo lugar. Mas, a pior máscara é usada por gente que se diz cristã e que se diz povo de Deus, que anda por aí envergonhando o nome de Cristo. Tem picatera, trapaçeiro, no nosso meio tem sim e muitos.Sobre os pseudos-cristãos que fazem música só para lucrar $$$. Claro que tem mensagem biblica, e se não tiver, o que eu me preocupo sempre sao as vidas que sendo salvas nesses show’s, transformadas,curadas, se eles tem um coracao corrompido e estao eles pensando em dinheiro ou não,só Deus para julgar, Deus continua agindo da mesma maneira. Então por exemplo: o cantor da banda Toque no Altar estiver com o coracao corrompido, isso me impossibilita de alí no Show receber algum milagre ou etc?O que eu me preocupo que estamos cheios de movimentos hoje,do que adiante eu ir em movimento,aceitar o movimento, me adequar a isso, e perco a minha salvação? nu sei o que,de que mas não vemos mais vidas sendo salvas,se os cantores estão com pensamento de ganhar $$$,problema deles com Deus.Posso ir no Show e sim voltar transformado,e ali receber muitos milagres ou não. Logicamente que nenhum cantor secular tenha interesse em cantar musica que falam de Deus.Se tiver isso não vai contribuir em nada.Mas você arisca dizer que isso traz pessoas de lá pra dentro da igrejas ?que ali vidas são salvas?Indiferente se dá ibope ou não. Não me preocupo se eles ganham com isso ou não. Não contribui nada para o Reino de Deus.Quando assim fazem é para falar o que realmente pensam e não com finalidade de ganhar money $$$$???Sim as vezes.Mas você só esta vendo então a questão de cantores com finalidade de ganhar $$,sendo assim você me diz que as bandas seculares que são formadas,não pensam em Lucro, e a as bandas evangélicas pensa ?ou Você me diz que as bandas seculares apenas querem falar o que pensam, e não pensam em lucro?Pó qual é ! eu tó batendo na tecla sobre “ouvir musicas secular”,jovens na nossa igrejas que estao ouvindo musicas seculares,que falam de Deus,é aprovam a idéia. Aí vc me pode até me falar Marcos você só fala sobre vidas salvas, sim sempre,estão aqui falando sobre concorda em ouvir musica seculares, mas não estamos ganhando almas pra Cristo,mais um movimento sem vidas salvas ou transformadas.Não conheço PESSOAS que falam em línguas, expulsam demônios, são cheias de unção,usadas por Deus, que ouNÓS NÃO MERECEMOS NADA, pela Graça de Deus sim expulsamos demônios,falamos em línguas, e cantamos, e Graças a ele vamos para o Céu.O que a nossa igreja precisa e gerar,e deixar de ser estéril, o nosso corpo foi feito para ser Templo do Espírito Santo. Gostei do Erro crasso Duarte, mas não concordo com você, Voce diz que O problema é que os evangélicos acham que só eles são os donos da razão, só a música deles é pra glória de Deus. ?? ENTÃO ASSIM EU TE PERGUNTO AS MUSICAS SECULARES SÃO PARA A GLORIA DE DEUS???PQ SE ALGUMAS DAS NOSSA NÃO SÃO TALVEZ NÉ AS SECULARES SEJA,ENTAO PODIA FAZER COMO O DARIO FALAR, VAMOS CANTAR AQUELA MUSICA DO ROBERTO CARLOS,VAI PENTECOSTAL, PODER DE DEUS VAI CAIR COMO NUNCA. PARA MIM EXISTE SIM UMA DIVISAO ENTRE SECULAR X SACRO FEITAS PELOS ENVAGELICOS.MEU TEMPLO RELIGIOSO, CONCERTEZA NÃO É O MUNDO,MAS SIM TEMPLO DO ESPIRITO SANTO.ABRACO

  28. waldson disse:

    Jgjgjjgente … quem quiser.. tô com um terreno aqui pra cortar a grama...pago bem…
    pq to vendo qui o assundo ta ficando chato… ta tendo muita opiniao ~própria~…

    nao desmerecendo ne merecendo ninguem ,,, mas o mais proximo daquilo que jesus, paulo… enfim Deus,..nos ensina nas escrituras é o que nosso INLUSTRE SABIO Duarte tem postado aqui…O Jesus que eu conheço, e que me tirou das coisas mais terriveis do mundo, Ele vai a prostibulo, vai a buteco, vai a show do mundao, vai em todo lugar que os crentes naum querem ir hj… sabe porque?
    PQ ele era, é e sempre será em meio a multidao: A LUZ DO MUNDO E O SAL DA TERRA… onde vc for isso nao deve mudar
    esquecam o RANÇO
    da igreja antiga… esqueça o RANÇO o catolicismo arraigado em nossas antigas vidas!

    O LUGAR DE CRENTE E NOS BUTECOS!
    O LUGAR DE CRENTE E NOS PROSTIBULOS!
    O LUGAR DE CRENTE E NOS INFERNINHOS!

    OU VC NAUM É LUZ?
    OU VC NAUM É SAL?

    LUZ
    SEMPRE SERÁ LUZ E SAL SEMPRE SERÁ SAL

  29. Thiago S. Borges disse:

    Olá, galerinha.
    Depois de ficar sabendo que esse tópico está “bombando”, resolvi dar minha parcela de contribuição. Serei breve e sucinto.
    Primeiro (quanto às bandas não-cristãs):
    Questão A: De qual “deus” estas músicas estão falando? Que existe um Deus, salvo os ateus, o resto da humanidade acredita piamente, no entanto, existem milhares deles (“deuses”) espalhados em igrejas, templos, casas, lojas e etc. Qual desses está sendo mencionado? Buda? Allha? Hare Krishna? Brama (Hindu)?
    Questão B: Qual mensagem está sendo pregada? Por acaso está sendo pregado que Jesus é o Filho de Deus? Por caso está sendo pregado que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém vai ao Pai senão por Ele? Por acaso está sendo pregado arrependimento dos pecados, libertação aos cativos, salvação dos pecadores, cura aos doentes? Por acaso está havendo transformação de vidas? Digo que a única mensagem que nos importa é a mensagem da Cruz, a mensagem de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele é o Salvador deste mundo e que Ele veio para salvar, curar, transformar, libertar, restaurar; enfim, “dar vida e vida com abundância” (Jo 10:10b).
    Questão C: Qual é a vida dos integrantes destas bandas? Vejamos o que a Paulo fala sobre eles: “(…) estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem” (Rm 1:21-32). Como posso falar de um Deus de amor, se eu não aceito esse amor incondicional, se por escolha própria decido viver a minha vida satisfazendo as vontades da carne, seguindo os meus desejos e prazeres mundanos; enfim, praticando todo tipo de transgressões e pecados (Ef. 2:1-3)?
    Segundo (quanto às bandas cristãs):
    Questão A: Verdade é que há em nosso meio falsos mestres, falsos profetas, falsos pastores, falsos cantores; enfim, indivíduos que utilizam-se da religião para enganar os leigos e fracos na fé. Em outras palavras, existem muitos pilantras e picaretas que manipulam o povo para benefício próprio. Em 2 Pedro 2, Pedro descreve o caráter destes indivíduos gananciosos: “(…)movidos por avareza, farão negócios de vós(…)” (v3), “(…)tendo o coração exercitado na avareza(…)”(v14) , “(..) deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, que amou o prêmio da injustiça”(v15). No entanto, isso acontece pela falta de conhecimento da palavra de Deus, como Jesus mesmo disse: “(…) Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”(Mt. 22:27), se fossemos conhecedores da palavra, esses charlatões seriam desmascarados e o povo de Deus não seria enganado. Infelizmente não temos examinado as escrituras como deveríamos fazer, o povo está fraco e raquítico pela falta da palavra e conseqüentemente é levado por qualquer vento de doutrina.
    Questão B: Sabendo que Deus conhece a verdadeira intenção dos corações humanos, no momento em que vou oferecer o meu melhor a Deus, no momento em vou adorá-lo pelo o que Ele É, particularmente, não me dou o luxo de ficar cogitando em meus pensamentos se o pastor, ou o pregador, ou o cantor, em questão, está com boas ou más intenções. Dado que não sou Deus para tal, prefiro-me ater em adorar a Deus, louvar e engrandecê-lo e deixar que Ele, Jesus Cristo nosso Justo Juiz, sonde os corações e retribua a cada um conforme suas intenções.
    Terceiro (quanto ao MPR – movimento do pensamento revolucionário):
    Peço desculpas aos que se sentirem ofendidos, mas particularmente e com convicção faço a seguinte declaração: Não creio que Deus está à procura de pessoas com pensamentos revolucionários, mas a procura de pessoas que estejam prontas para pregar o evangelho, para levar a palavra de Deus. No contexto jovem, jovens cheios do Espírito Santo que estejam prontos para fazerem parte de uma nova geração de homens e mulheres compromissadas com Ele, com a Igreja DEle, com a Obra DEle; enfim, com o Reino de DEle com intuito de destruir e desmarcaram as mentiras e enganos do inferno. Jovens que serão os canais para o grande avivamento que está por vir, canais de bençãos sobre a vida das pessoas que precisam ter um encontro real com Deus.

    Bem, essa é minha breve e sucinta opinião sobre o tema proposto.
    Espero que compreendam.
    Abraço a todos.
    Att, Thiago S. Borges

  30. Dário Estevão disse:

    ATENÇÃO GALERA DA DISCÓRDIA:

    Acessem o Podcast MP nº 003 que vocês terão mais coisas para discutirem.

    Preparem-se para o próximo Podcast MP em cima do tema de Música:

    https://mpvida.wordpress.com/2009/05/29/podcast-mp-n%c2%ba-003-midias-de-evangelismo/

    Abração a todos.

  31. Thiago Neiva disse:

    O problema não é a música em si, mas sim o coração do homem que é carnal e tendencioso, as vezes colocamos um assunto para ser discutido para ver se encontramos adébitos, pessoas que fazem o mesmo, para ver se sentimos alguma paz fazendo aquilo ao ver que não estamos sozinhos no erro! A orientação do cristão deve estar na palavra de Deus, no Espírito! A mensagem de Satanás já é sutíl dentro das Igrejas, quanto mais em letras seculares desprovidas de graça e de glórias ao Deus Soberano!

    “Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;”

    Romanos 12.11

  32. izah disse:

    TÃ, TIZ,
    TÃ, TÃ, TÃ, TIZ,
    TÃ, TÃ, TÃ, TIZ,
    TÃ, TÃ, TÃ.

    hauahuahuahuahauhauhauahuah…

    Num guentei. Esse tópico tá bombando…

    (2).//
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    beeijo:*

Deixe um comentário

