Pastor Divino Gonçalves, Nossas Saudades

Publicado: 08/07/2009 por Dário Estevão em Devocionais, Notícias
Tags:, ,

Olá Personas,

O Pastor Auxiliar Giovani Ribeiro Alves, filósofo, escritor e articulista do Jornal Diário da Manhã de Goiânia, escreveu um artigo em homenagem ao Pr. Divino. Este artigo foi publicado no dia 04 de julho e ele nos encaminhou uma mensagem para que publicássemos aqui em nosso blog.

Mais informações sobre a morte do nosso Pr. Divino, acesse os links abaixo:

https://mpvida.wordpress.com/2009/06/17/luto-morte-pr-divino-goncalves-dos-santos/

https://mpvida.wordpress.com/2009/06/17/fotos-culto-funebre-morte-pr-divino-goncalves/

Abaixo a mensagem enviada para a Mocidade Pentecostes:

Queridos irmãos,
Na qualidade de Pastor, filósofo e escritor, não poderia deixar de expressar a minha gratidão a Deus, pela vida e pelo profícuo ministério do Pastor Divino e de sua fiel esposa, irmã Isbela, como articulista do Jornal Diário de Manhã, de Goiânia, no último dia 04 de julho do corrente, escrevi um artigo como o título: Pastor Divino Gonçalves, nossas saudades. Portanto gostaria que essa mocidades tomasse conhecimento do artigo, que pode ser lido e até copiado pelo endereço: www.dm.com.br,  se possivel envie uma cópia do artigo ao Pastor Benedito Domingos e querida Irmã Isbela. Abraços. Pastor e Professor Giovani Ribeiro Alves. Goiânia, 05 de Julho de 2009.

Abaixo o artigo extraído do Jornal Diário da Manhã no dia 04 de julho de 2009:

Pastor Divino Gonçalves, Nossas Saudades

No último dia 17 de junho do corrente, faleceu o pastor Divino Gonçalves dos Santos, um dos pastores pioneiros das Assembleias de Deus no Estado de Goiás e no Distrito Federal. Nasceu no dia 4 de maio de 1921, na cidade mineira de São João do Arapuá. Era casado há mais de sessenta anos com a missionária e escritora Isbela Fonseca dos Santos e era pai de oito filhos. Atualmente era o pastor presidente, já há mais de 24 anos, da Igreja Assembleia de Deus de Taguatinga, no Distrito Federal, além de ser o presidente da Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira no Distrito Federal e um dos vice-presidentes da Convenção Nacional das Assembleias de Deus de Madureira.

Na década de 1930, a família do pastor Divino veio para Goiás e logo aqui chegando o pastor Divino ingressou-se no meio evangélico e em pouco tempo já estava separado para o ministério da palavra, se tornando, a partir de então, um grande pastor e missionário da Região Centro-Oeste do Brasil, desenvolvendo o seu ministério pastoral com muito esforço e abnegação, sendo um verdadeiro soldado de Cristo que tombou em plena batalha.

Ainda bem jovem e com a chama do evangelismo acesa no seu coração, o pastor Divino inicia seu pastorado em Goiás, na Fazenda Samambaia, município de Aurilândia; era o ano de 1943, e ali lançou as primeiras sementes do evangelho pentecostal, realizando daí uns meses um batismo nas águas com 84 candidatos; as chamas do evangelho que acendeu em Samambaia se contagiaram por todo o Estado de Goiás e Mato Grosso e o trabalho das Assembleias de Deus foi crescendo consideravelmente, tornando-se hoje um grande movimento pentecostal de evangelização, em Goiás e no Brasil.

Depois de Samambaia, o pastor Divino esteve em Iporá, onde em sua gestão foi construído o primeiro templo daquela igreja, localizado ainda hoje na Rua Goiânia com Dr. Neto. Esteve também pastoreando a primeira Assembleia de Deus do Estado de Goiás, localizada em Goiânia, na rua 55, no Setor Central, próximo ao Parque Mutirama. Passou os últimos anos de seu ministério no Distrito Federal, auxiliou e administrou a construção da Catedral das Assembleias de Deus de Brasília (Baleia), a pedido do saudoso pastor Paulo Leivas Macalão; pastor fundador das Assembléias de Deus, do Ministério de Madureira no Brasil.

Ainda pastoreou por vários anos a Assembleia de Deus do Gama e nas últimas décadas pastoreava a Assembleia de Deus de Taguatinga, realizando um grande trabalho além de espiritual, administrativo e social, sendo que em sua gestão foi construído o atual templo sede, localizado na Avenida Hélio Prates, Taguatinga Norte. Inúmeras congregações foram levantadas no Distrito Federal, no Entorno de Brasília, além de desenvolver um trabalho missionário em diversos Estados da Federação.

As Assembleias de Deus no Estado de Goiás reconhecem na pessoa do pastor Divino Gonçalves dos Santos um homem que nasceu e viveu muito além do seu tempo, com um espírito progressista e que esteve na direção de Deus para realizar o seu profícuo ministério de mais de 60 anos de constante atuação ministerial, sendo sempre convicto do seu chamado e nunca se embaraçando com nenhum empecilho, mas sempre cumprindo a ordem dada por Jesus : “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda Criatura; quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado.’’ Marcos 16.15.

Nos últimos meses, o seu estado de saúde estava um pouco debilitado. Foi submetido a um processo cirúrgico em um dos hospitais de São Paulo e, não resistindo às complicações do pós-opertátorio, veio a falecer no último dia 17 de junho, com 88 anos de idade. Seu corpo foi trasladado de São Paulo para a Igreja Assembleia de Deus de Taguatinga, onde foi velado durante a noite do dia 17, manhã e um pedaço da tarde do dia 18, onde recebeu diversas homenagens póstumas. Sendo sepultado no final da tarde no Cemitério Campo da Esperança, com a presença de grande multidão. Com o seu falecimento, assumiu o pastorado da Igreja Assembleia de Deus de Taguatinga o deputado federal e pastor Benedito Domingos.

Fazemos nossas as palavras do apóstolo Paulo: “Pastor Divino, quando aparecer o Sumo Pastor, recebereis a incorruptível coroa de Glória.’’ “Descanse em Paz’’.

Giovani Ribeiro Alves é filósofo e pastor auxiliar da Assembleia de Deus de Campinas, em Goiânia. É ministro do Evangelho filiado à Convenção Nacional e Estadual de Madureira. (filogyn@hotmail.com)

Fonte: http://www.dm.com.br/materias/show/t/pastor_divino_goncalves__nossas_saudades

Blessing
Dário

Anúncios
comentários
  1. joel júnior disse:

    Aprendi com ele, o sentido do serviço no Reino de Deus, o motivo para entender as pessoas como elas sao, o respeito que devemos dispensar aos mais velhos. Aprendi que sem o tradicional nunca nao poderei ser contemporaneo. Aprendi com ele, que nao devemos nos impressionar com o sucesso momentaneo, ou a fama passageira, ou o excesso de elogios. Tudo isso passa, porém o amor permanece.

    Sim, ele me disse diversas vezes…Meu filho: “Nao olhe pra isto ou pra estes, mas siga em frente. Siga o caminho de Jesus de Nazaré’’.

    Poucas vezes convivi em sua casa e estive com ele por um dia inteiro. Mas, nesses poucos momentos eu aprendi a ser mais… longanimo, paciente, amoroso, confiante, manso…e tudo isso parecia jorrar nas palavras proferidas por ele.

    Lembremo-nos sempre deste Homem de Deus.

    Joel Júnior.

  2. Voltou para casa!

    Nada é melhor do que depois do término de um dia árduo e profícuo de trabalho, voltar para casa. Esta afirmação cabe direitinho dentro da vida de algumas pessoas, seja no quotidiano de cada um de nós, ou, seja no final escatológico de todos nós. O descanso é uma das formas de louvor deixadas por Deus pelo triunfo obtido. Dia 16 de junho de 2009 uma terça-feira, alguém muito especial terminou seu ministério e voltou para casa aos 88 anos de idade, o Pastor Divino Gonçalves dos Santos, nascido aos 04 de maio de 1921, deixando inconsolável com sua partida a viúva Missª Isbela Fonseca dos Santos, filhas, filhos, netos e um rol imensurável de amigos e outros admiradores de sua linda história esculpida em ouro nos anais dos céus.
    O luto deste instante em que escrevo a coluna semanal, me faz refletir na efemeridade de nossa vida e, em decorrência disso, cobrar mais zelo com tudo o que faço, afinal, somos todos passageiros do grande trem da vida, subindo, descendo, ou fazendo curvas para a direita e para a esquerda, sempre em marcha, mesmo quando dormimos e/ou adoecemos. Nunca é cedo para se voltar para casa e jamais será tarde, porque o piloto do trem nunca se atrasa e nem se adianta Ele cria e administra o seu próprio tempo, o “kairós” que subjuga o “cronos” e sempre no instante correto desembarca os que já podem voltar para casa.
    Milhares de pessoas compareceram na noite do dia seguinte na Catedral de Tabatinga no DF, para a última despedida do ilustre homem de Deus, o irmão Divino Gonçalves como ele a si mesmo se referia. Muitas autoridades políticas, civis, militares, eclesiásticas e um incontável número de pessoas anônimas que na expressão máxima do superlativo do amor ágape, chorou a morte do incansável homem que em mais de cinco décadas de trabalho pastoral, nunca cogitou parar e jamais aceitou as sugestões para se jubilar. Sua oração sempre foi para que Deus fortalecesse seus ombros e nunca para que aliviasse a carga sobre eles.
    O Bispo Dr. Manoel Ferreira em alta comoção pela partida do amigo, leu apenas um versículo: “Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa” (Lucas 1: 23). Embora o contexto deste versículo seja outro serviu bem à ocasião, e o Bispo Manoel Ferreira, sabiamente em breve digressão contemporizou em justa medida fazendo-nos entender que o esquife ali exposto havia terminado com louvor sua tarefa entre nós. Restando, portanto, a nós os que ainda estamos na lida louvar a Deus pelo solene certame em que estávamos.
    Na ocasião deixamos consignados nossos sentimentos à família e aos amigos do reverendíssimo homem de Deus recolhido ao seio do Senhor e hoje, os reiteramos em nosso nome, em nome do Campo de Jaboatão dos Guararapes e de todo o Estado de Pernambuco.
    – Até breve Pastor Divino Gonçalves dos Santos!

  3. FABRICIO disse:

    UM HOMEM DE DEUS EXTRAORDINARIO!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s