Dez Dicas para Concurseiros: Por Elpídio Donizete

Publicado: 27/07/2009 por JoABsoN_CaRLoS em Notícias
Tags:, , , ,

Livro do professor Elpídio

Salve, salve galerinha da MP e demais leitores…

Após o nosso CONADET, é hora de continuarmos as nossas vidas, aproveitando tudo o que de bom Deus nos ofereceu ali.

Então, para começar, segue uma matéria interessante postada pela equipe do CorreioWeb acerca de concursos públicos, na qual o Prof. Elpídio Donizete (ótimo prof. de Dir. Proc. Civil) dá algumas dicas a todos nós. Espero que gostem.

Dez passos para passar em concursos

Do CorreioWeb (27/07/2009 14:30)

Todo concurseiro se pergunta qual é a receita do sucesso no universo do serviço público. E se houvesse um manual, uma fórmula que os ensinassem a passar? O CorreioWeb conversou com um profissional que destaca os dez passos necessários para se passar em concursos.

Mas prepare-se, pois o trabalho é árduo e requer muita determinação. O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Elpídio Donizetti, revelou, em palestra na Feira do Candidato, que acontece no shopping Pátio Brasil, em Brasília, os truques que usou para obter tanto sucesso. E põe sucesso nisso. Donizetti, que também é professor, foi aprovado em 11 concursos, sendo oito deles em primeiro lugar.

Então confira as dicas e prepare-se para ralar:

1. Tomar decisão
Para ter sucesso na carreira profissional, é preciso ter um rumo. A decisão em ingressar na concorrida disputa por um cargo público vai além de realizar provas. Imagine a vida no cargo e reflita se a função oferecida vale o esforço para passar no processo seletivo. “Muitas vezes você tem certeza que seguirá por uma área, mas acaba mudando o rumo”, conta o desembargador, que acreditou por muito tempo que terminaria sua vida na área de exatas.

2. Definir qual concurso disputar
Após decidir-se pelo serviço público, pense em qual concurso você deve apostar. Essa escolha deve ser bem feita, pois muito tempo será investido nos estudos.

Aqueles que fazem todos os concursos disponíveis estão equivocados. “É preciso tem um objetivo”, afirma o professor. Segundo ele, o único benefício gerado é a experiência em provas. O conselho de Donizetti é começar por concursos mais simples, até chegar ao topo. “Mas sempre com um ideal”.

3. Organizar a casa
O desembargador não se refere somente à casa física, mesmo que seja essencial ter um lugar só para os estudos. Ele destaca o lar mental. O concurseiro deve determinar bem os interesses, que não pode entrar em conflito, principalmente no que diz respeito às relações emocionais. É importante programar o tempo que será dado para cada área. “Deixe claro suas prioridades para as pessoas que convivem com você”.

4. Definir o que estudar
Segundo Donizetti, o candidato deve analisar as competências do órgão para o qual vai prestar o concurso. O professor cita um exemplo. “Se um concurso exige direito penal, procure saber quais itens dessa matéria fazem parte da jurisdição do órgão desejado. Isso faz com que seu estudo seja objetivo, evitando que você estude assuntos que não cairão na prova”.

5. Juntar ferramentas de estudo
Na hora de escolher os materiais, o desembargador aconselha que o estudante busque apostilas com comentários claros e explicativos. “Não estude apenas pela lei ou procure livros densos e complicados. Não adianta se tornar especialista em uma matéria. O especialista não passa”, garante. Conforme Donizetti, os órgãos públicos querem aqueles que conhecem o suficiente de tudo.
Outra ferramenta importantíssima é o edital do concurso. “Deve-se decorar o edital, saber o que será pedido, riscar o que já foi estudado… Enfim, o edital é imprescindível”.

6. Fazer um plano de sobrevivência
O tempo de estudo, de trabalho e de descanso deve ser planejado. Conforme Donizetti, é suficiente para um concurseiro dormir 6 horas. “Mais do que isso é exagero”. Para que não se perca o controle, as demais atividades devem ser divididas entre as 18 horas restantes. Ele ressalta, no entanto, que em todos os momentos do dia é bom estar com o concurso em mente. “Ande sempre com anotações e resumos. Assim, você pode fixar o que já foi estudado”.

7. Mãos à obra
O que gera sucesso é o esforço. Por isso, estude sempre. A dica do professor é fugir da televisão. “Ela suga todo seu tempo e sua atenção”. Donizetti fala que é importante entreter-se, mas deve-se aprender a voltar para os estudos. Sempre que tiver oportunidade inclua os estudos. “Quer assistir a um filme, então veja a palestra em vídeo de um professor”.

8. Otimizar a estrutura mental
Segundo o desembargador, essa dica está entre as mais relevantes. O truque é dominar a mente. Para isso você deve observar a si mesmo e descobrir como aprende mais. O desembargador mostra três maneiras de absorver conhecimento: visualizando, ouvindo e trabalhando com a sinestesia, ou seja, memória emotiva.

Segundo ele, muitas pessoas aprendem mais quando lêem o conteúdo; se você se enquadra nesse perfil, deve fazer anotações sobre o que está sendo falado. Já outros candidatos absorvem mais conteúdo ouvindo o aprendizado. Nesse caso, grave as aulas para ouvi-las novamente em momentos corriqueiros. A terceira forma – a sinestesia – está ligada à sensação, à memória emotiva. A truque é usar exemplos para fixar as matérias.

9. Entender exames e examinadores
Pesquise sobre o examinador, conheça sua história, descubra suas tendências. “Os examinadores não conseguem desvincular sua história da formulação das provas”. Cheque a história do órgão onde pretende trabalhar e veja os antigos concursos realizados pela empresa que fará o seu.

10. Desejar-se sucesso
“A colheita vem do suor”. Para Donizetti, não há outra forma de alcançar a vaga sem esforço e determinação. Faça o melhor que puder e a vaga logo será sua. “É necessário acreditar em si”.

Mais informações sobre o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Elpídio Donizetti, podem ser encontradas em seu site. O professor possui diversos livros na área jurídica.

Mais informações podem ser obtidas no site do professor, o qual disponibilizo o link abaixo:
http://www.elpidiodonizetti.com.br/

Abração e até mais!!!!
Joabson Carlos / MP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s