Estudo Bíblico Beréia – O Quinto Evangelho

Publicado: 25/08/2009 por Rafael em Devocionais
Tags:

img_musica

Pessoal, a Paz do Senhor.

O estudo abaixo foi ministrado pelo Pr. Jacildo no último mês do Beréia. Esperamos que todos vocês possam ler. Foi muito bom aprender um pouco sobre “O Quinto Evangelho”.

Aproveitem:

A ESSÊNCIA DO QUINTO EVANGELHO – GL. 1. 6-10

Gl. 1. 6-10Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; 7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. 10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

A palavra “evangelho” quer dizer boas novas, novidade. Ou seja, quando a pessoa conhece o evangelho e o aceita, passa a viver de acordo com essas boas novas, com base nos ensinos de Cristo e dos apóstolos descritos nos quatro evangelhos e nas epístolas.

Muitos cristãos, entretanto, por preguiça ou negligência, abandonam a leitura dos quatro evangelhos e das epístolas e criam um modo particular de viver o cristianismo: formal, cheio de regras e preconceitos. Esse modo de vida do cristão é o que pode ser chamado de quinto evangelho. É o modo de comportamento de acordo com o que lhes agrada. I Tm. 4. 1-3 – O espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios. 2 Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa. 3 Essas pessoas ensinam que é errado casar e que é errado comer certos alimentos. Mas Deus criou esses alimentos para que aqueles que crêem e conhecem a verdade os comam depois de terem feito uma oração de agradecimento.; II Tm. 3. 1-5 – Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 4 Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; 5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!

O texto de Galátas 1, que acabamos de ler, nos traz advertências que devem nos levar a reflexão sobre a nossa conduta como cristãos:

  1. A postura imatura dos gálatas por não permanecerem firmes nos princípios cristãos em que foram instruídos – v. 6.
    1. Para algumas pessoas a maturidade cristã é sinônimo de liberdade, mas para Deus nenhuma liberdade nos dá o direito de viver fora dos padrões estabelecidos no evangelho.

    2. Nenhum crente deve querer andar sozinho achando que sua experiência é suficiente para conduzi-lo por um caminho certo.

  1. O fato de ignorarem a graça, pela qual foram chamados do mundo para Cristo, adotando um novo referencial para a vida cristã – v. 6.

    1. Para muitos cristãos suas boas obras têm mais valor que a fé em Cristo.

    2. Nenhum ato legalista substitui a fé e o sacrifício de Cristo em nosso favor, somos salvos pela graça e não por méritos.

  1. A troca de referencial para conduta na vida cristã – o verdadeiro pelo falso evangelho – vv. 6 – 7.

    1. O verdadeiro evangelho nos coloca em harmonia com Deus, mas o falso me coloca em harmonia com a nossa vontade; é centrado no eu.

    2. O falso evangelho me torna auto-suficiente e superior aos demais.

    3. O falso evangelho é baseado nas tradições.

    4. O falso evangelho me faz colocar a experiência acima das Escrituras.

    5. O quinto evangelho é a maneira que alguns pastores encontraram para dominar e escravizar as pessoas.

  1. Nada que não esteja em harmonia com o evangelho de Cristo deve ser aceito como verdade pelos crentes – vv. 8 – 9.

    1. Hoje a maioria da igreja vai atrás daquilo que está em evidência, modismos, não importando se está ou não em harmonia com as Escrituras. Essa é uma característica clara do quinto evangelho.

    2. Nenhum dos grandes pregadores de hoje prega um sermão expositivo, mas aquilo que mexe com o emocional das pessoas.

    3. O quinto evangelho prioriza o ter, ao invés do ser.

  1. Para agradarmos a Deus devemos estar certos que muitas vezes contrariaremos algumas pessoas – v. 10.

    1. O verdadeiro evangelho nos coloca em rota de colisão com o mundo. Se não estamos em atrito com o mundo, tem alguma coisa errada.

    2. O verdadeiro evangelho não tem margem para dúvida. Sempre que alguma coisa suscita a dúvida em relação à Bíblia, essa coisa deve ser evitada, pois a possibilidade de estar ligada ao quinto evangelho é grande.

Esperamos que gostem.

Abraços!

Fiquem na Paz de Deus.

Rafael.

Anúncios
comentários
  1. Lima disse:

    Caros irmãos ao ler este estudo do pr.Jacildo fiquei marvilhado, pois ainda existe homens preocupados com o verdadeiro Evangelho. Um povo só pode ser edificado pela verdadeira Palavra. A verdadeira pregação não pode ser retalhos da Bíblia, mas sim uma pregação expositiva, onde o pregador vai tirar verdades profundas da perícope hora exposta. Que nosso Soberano Deus continue levantando homens para vos ensinar de maneira correta e com temor e tremor diante de sua gloriosa Palavra

  2. Samuca disse:

    Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok. Abraços. Samuel

  3. luis carlos disse:

    Achei muito importante.Pois a igreja as pessoas ja não são mais os mesmos! Deus quer que voltemos ao primeiro amor!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s