Manda Fogo Jeová

Publicado: 07/10/2009 por estevameduardo em Devocionais
Tags:, , ,

manda fogo jeová

Por Thiago Neiva

“Manda fogo Jeová!”, quem nunca ouviu essa frase? Quem nunca entrou num lugar onde exista o Movimento Pentecostal? Sapatinho de Fogo, línguas “estranhas”, unção do riso, do emagrecimento, do dente de ouro, do telefone e etc?

Muitos, erroneamente dizem que ser batizado com fogo é o ser batizado com o Espírito Santo, e ser o dom de línguas evidência do batismo no Espírito Santo, outros dizem que todo esse cair, rodar e tremer que vemos dentro dos templos religiosos é o mover do Espírito. O que é o Batismo no Espírito Santo? O que é Batismo com Fogo? Qual o propósito de o Espírito Santo fazer com que as pessoas tremam, rodem e caiam?

Nas Escrituras vemos João Batista fazendo separação do Batismo no Espírito Santo do Batismo com Fogo, Mateus 3.11 diz: “Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.”

Antes de dizer o que é o Batismo no Espírito Santo ou em fogo, é preciso saber o que significa a palavra Batismo. No Novo Testamento a palavra transliterada como Batismo significa na língua original, imersão, ir para dentro de.

Portanto, ser Batizado no Espírito Santo é ser imerso no Espírito Santo, ir para dentro Dele, se tornar um com ele, e quando isso acontece? A imersão ou batismo no Espírito Santo acontece no novo nascimento, no momento em que cremos, somos imersos no Espírito nos tornando um com Ele, formando um só corpo: “Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” I Coríntios 12.13

O dom de línguas, portanto, não é uma evidência do Batismo no Espírito Santo, é apenas um dom que pode ser concedido àqueles que já foram batizados no Espírito. Todos nós, quando cremos, fomos imersos no Espírito, porém, nem todos falam em línguas, o apóstolo Paulo questiona a Igreja em I Coríntios 12.29-30: “Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos?”

E do verso 17 ao 20 diz: “Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo.”

Somos um corpo, um corpo tem seus membros, membros com funções diferentes, ou seja, nem todos são Apóstolos, ou profetas, e nem mesmo são todos que falam em línguas, porém, todos uma vez crendo, são Batizados no Espírito Santo.

E o Batismo com fogo o que é? Em Lucas 12.49-50 Cristo faz menção a esse batismo: “Vim lançar fogo à terra; e que mais quero, se já está aceso?Há um batismo em que hei de ser batizado; e como me angustio até que venha a cumprir-se!”. Cristo se angustiava por um batismo que deveria passar, o qual é o batismo em fogo, batismo em sofrimentos, seria imerso em sofrimentos, sofrimentos que o angústiava, angústia essa que é expressa no Getsêmani (Marcos 14.34-36).

No livro do Apocalipse no capítulo 1 verso 15 vemos o Cristo glorificado, com seus pés como um latão reluzente que fora refinado numa fornalha. O que significa isso? Os pés se referem ao caminhar, Cristo tem seus pés como um latão reluzente, pois seus pés passaram por uma fornalha, Cristo passou pelo fogo, o seu caminhar foi um caminhar de sofrimento, é através dos sofrimentos que somos provados, e refinados como pedras preciosas, como o ouro que é refinado na fornalha.

Se somos seguidores do Cordeiro passaremos pelo mesmo caminho, Pedro diz em sua primeira epístola no capítulo 4 versos 12 e 13:

“Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.”

O Espírito de Deus tem uma maneira de agir, fomos unidos a Ele, e agora estamos em processo de transformação, como um pedra que é lapidada e passa pela fornalha para se tornar pedra preciosa e ser usada para a edificação da morada de Deus, a Nova Jerusalém.

O agir do Espírito vai muito além dos transes e rodopios da cristandade, Seu agir é glorioso, não é carnal, irracional e sem propósito.

Que Deus ilumine o nosso entendimento e nos faça compreender Seus propósitos, Sua vontade.

Graças e paz vos sejam multiplicadas.

Thiago Neiva Fonseca

Anúncios
comentários
  1. Rômulo de Barros disse:

    Grande Irmão Thiago,

    Pelos argumentos apresentados não concordo com a assertiva de que “batismo com fogo” equivale a “batismo com sofrimento”.

    No Getsêmani, quando o Cristo diz: “a minha alma está profundamente triste até a morte, ficai aqui e vigiai comigo”, na humilde opinião deste cristão ele estava passando por uma experiência humana de abandono, medo, pavor.

    Perdoe a sinceridade, mas também acho forçada a ilação de que os pés de latão reluzente comprovam o “batismo com sofrimento”.

    Quanto aos avivalistas, só tenho a dizer o seguinte: são livres, têm a sua liberdade de expressão, só não me venham dizer que isso é algo transcendente, isto é, que são conduzidos espiritualmente a fazer isso – fazem porque sentem vontade. Apenas isso! Já fui muito crítico, hoje penso assim.

    Colega Thiago, apesar de divergir, continuo admirando seus pensamentos, mas os argumentos aqui não me convenceram.

    Um grande abraço!

  2. Thiago Neiva Fonseca disse:

    Rômulo de Barros

    Amado irmão Rômulo, quando cito o Getsêmani é me referindo a angústia que sentia pelo cálice que havia de beber, o qual era o sofrimento, a morte de cruz, ou não? Qual é a oração de Cristo no Getsêmani?

    A respeito do texto de Apocalipse, Apocalipse é um livro de símbolos, se tem outra interpretação quero conhecê-la! Peço que nõ penas leia os textos bíblicos citados no artigo, leia também o contexto destes textos.

    Por toda a bíblia vemos o fogo refinando, purificando, consumindo. Deus usa o fogo como símbolo de provações e sofrimentos, o qual é aplicado a nós cristãos, pois se somos seguidores do Cordeiro passaremos pelo mesmo caminho o qual Ele passou.

    Se você não conhecer o contexto bíblico geral, com certeza vai afirmar ser falso o argumento. Leia com calma, e onde errei mostre a verdade bíblica.

    Um abraço e que Cristo seja contigo.

    Thiago Neiva Fonseca

    • Rômulo de Barros disse:

      1. Sim, refere-se ao medo do “cálice”, não neguei isso. Mas continuo acreditando que a angústia era de um Cristo humano, não um batismo de sofrimento.

      2. Dentro da simbologia e também não concordei com a interpretação. Ap 1:15 (NVI) “Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente (…)”. Na minha interpretação isso quer dizer que eles brilhavam.

      3. nada a declarar.

      4. Que isso, colega. Não disse que o seu argumento é falso nem lhe apontei erro algum, só disse que não me convenceu e que minhas interpretações são diferentes das suas, entendeu?

      Abs.

  3. Thiago Neiva Fonseca disse:

    Rômulo de Barros

    Quanto aos avivalistas, sua liberdade de expressão não pode ferir as verdades bíblicas, o avivamento não é propriedade exclusiva de um grupo, mas acontece no coração daquele que decide viver segundo a Palavra de Deus.

    Thiago Neiva Fonseca

  4. Duarte Henrique disse:

    Grande Thiago,

    Concordo com boa parte do que foi dito no texto, mas num ponto, penso eu, você está equivocado. O “batismo com fogo”, citado por João, o batista, na verdade não é um batismo de sofrimento. O fogo ao qual o texto se refere é o fogo do juízo de Deus, isto é, o da condenação! Basta ler o versículo seguinte e isso fica claro: “Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará”. Veja que o fogo faz referência à condenação. O único batismo que nós necessitamos hoje é o batismo com o Espírito Santo. Na verdade, o meio pentecostal sempre fez muita confusão sobre esse assunto. Eu é que não quero o tal batismo com fogo…

    Abraços galera,
    Fiquemos na paz de Deus

    • MARIO disse:

      DESCORDO D VC! NÃO TEM COMO FUGIR DESTE BATISME. OU VC ACHA QUE SERÁ PREVILEGIADO E NÃO PASSR PELO JUIZO?

  5. Duarte Henrique disse:

    Em tempo,

    O fogo no versículo que você citou diz respeito à dissensão que Jesus traria ao mundo por causa da mensagem do evangelho, pois tem estreita ligação com o versículo 51. Dali em diante, ou pessoas estariam com Cristo ou estariam, de certo modo, em conflito com Ele e seus seguidores. Basta ler o resto do texto para verificarmos isso. Por fim, Jesus lança um alerta ao facciosos a fim de que se arrependam enquanto é tempo.

    Abraços galera!

  6. Fabrício disse:

    A obra do Espirito Santo é convencer o mundo do pecado e mostrar o verdadeiro carater de Cristo. Então quem se diz ser batizado com o Esperito Santo deve: Jesus amou a todos, nós também devemos amar. Jesus serviu as pessoas, nós também devemos servir. Jesus lavou os pé dos discípulos, devemos fazer o mesmo. Jesus andou fazendo o bem a todos, também devemos nos empenhar nisto. Para mim o verdadeiro sinal do batismo com o Espírito Santo é esse.. Isso sim é poder de Deus! Mas a maioria dos “crentes” preferiu a ignorancia cega, do que o conhecimento árduo da verdade.. que pena

  7. Thiago Neiva Fonseca disse:

    Rômulo de Barros

    Entendo meu irmão, quando digo a respeito do argumento ser falso não foi propriamente a você, mas a aqueles que não conhecem o todo das Escrituras, entende?Talvez eu tenha me expressado mal.

    Sua interpretação está sendo muito rasa e superficial. Deve prestar atenção nas palavras: pés, latão, fornalha, o texto não quiz apenas dizer que seus pés brilhavam. Para que o latão brilhe existe um processo, e o processo é passar pela fornalha.

    A que batismo Cristo se refere quando diz:
    Marcos 10:38-39: “Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu bebo, e ser batizados no batismo em que eu sou batizado?
    E lhe responderam: Podemos. Mas J esus lhes disse: O cálice que eu bebo, haveis de bebê-lo, e no batismo em que eu sou batizado, haveis de ser batizados;”

    Veja Pedro comparando a prova de nossa fé com o ouro provado no fogo, o passar por provações como necessidade:
    1 Pedro 1.3-7:
    Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;
    na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações,
    para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; ”

    Talvez os textos ajudem.

    Um abraço meu irmão e me perdoe por qualquer palavra que o tenha ofendido.

    Que Cristo seja um em nós.

  8. Thiago Neiva Fonseca disse:

    Duarte Henrique

    Uma pergunta: A que batismo Cristo se refere quando diz:

    “Há um batismo em que hei de ser batizado; e como me angustio até que venha a cumprir-se!” Lucas 12.50?

    Paz e graça!

    • Duarte Henrique disse:

      Caro Irmão Thiago,

      Não tenho nenhuma dúvida de que Jesus, no citado versículo, se referia a sua morte, sendo o tal batismo, portanto, uma metáfora de seu próprio e exlcusivo sacrifício, isto é, ser morto na cruz pelos pecados sa humanidade. Todavia, percebe-se pela leitura do contexto que sua morte é a condição para que aquilo que anunciou no versículo 49, e retoma nos seguintes, aconteça. Agora, em nenhum momento o Novo Testamento fala de “Batismo com fogo”, num contexto se referindo aos salvos. Paulo também nunca cogitou tal doutrina. Aliás, não se esqueça que, de fato, o fogo simboliza purificação na bíblia, mas também simboliza condenação e juízo, dissensão. Além dos mais, como você mesmo diz sempre, sendo este inclusive um princípio básico de interpretação da bíblia, não se deve pegar um versículo isolado do contexto e formar uma doutrina com base em deduções, a não ser que essas sejam bem consistentes. Talvez, a doutrina do purgatório da igreja católica tenha saído de uma interpretação assim.
      Bom, isso é o que penso, e o que dizem bons comentaristas bíblicos, como por exemplo, Russell Nornan Champlin, o comentário Moody em português, o cometário bíblico Broadman, dentre outros.
      Meu irmão, não é feio assumirmos quando erramos, eu já tive que fazer isso várias vezes. Faz parte.

      Abraços, e fiquemos na paz de Deus!

  9. Mermão,

    Os comentários aqui estão em alto nível… Quem me dera eu tivesse tal conhecimento para debater com vocês.

    Quero dizer que essas discussões tem nos feito crescer bastante. Continuem galera… Muito boa mesmo.

    Isso nos leva a meditar que devemos buscar cada vez o conhecimento das escrituras. Isso atiça em mim uma vontade de estudar mais e mais a palavra de Deus. Espero que todos sintam a mesma coisa.

    Fuis

  10. michael nobre disse:

    Paz e graça irmãos!

    Primeiramente quero expressar o quanto fico contente ao ver que Deus continua a trabalhar nos corações, despertando-os para a busca da verdade, que é a palavra de Deus; Em relação aos pontos aqui debatidos, quero fazer minha as palavras ditas pelo amado irmão Thiago, que tem defendido a palavra de Deus com veemência, intrepidez e humildade, o qual explicou ao meu ver com bastante clareza a divergência entre os três batismos que nos é proposto passar, se é que somos filhos de Deus, para que a obra de Cristo nosso Deus e pai seja completa, segundo o seu propósito eterno.
    E em relação aos meninos “moleques” que insistem em ensinar e praticar seus teatros de “espiritualidade” com rodopios, tremedeiras e tombos, difamando o nome e a imagem de cristo, trazendo ainda muitas falsas doutrinas como as que aqui foram mencionadas, desejo em meu coração que se arrependam e que busquem com mais sinceridade, deixando de lado o sentimentalismo e oferecendo a Deus o vosso culto racional no espírito.
    Que o Senhor vos desvende o mistério de suas verdades!
    Paz e graça vos sejam multiplicadas!

  11. Adeilton disse:

    Então galera, eu nem sei do q se trata e agora num dá pra ler, mas passei pra deixar um alô pra galera do meu tempo aí memo, até o fim do ano Fui_me

  12. Thiago Neiva Fonseca disse:

    Duarte Henrique

    Amado irmão Duarte, fico feliz, pois você é prova de que ainda existem cristãos que pensam, por isso não quero perder a oportunidade de crescermos no conhecimento da verdade, e corrigir erros que não tenhamos percebido. Estou separando alguns textos para ver se você entende onde quero chegar, se entende meu posicionamento. Tenho citado poucos textos porque meu tempo é curto diante de um computador. Aguarde mais um pouco, já lhe mando o texto para que possamos chegar a um entendimento.

    Paz e graça seja contigo!

  13. Thiago Neiva Fonseca disse:

    Paz e Graça irmão Duarte,

    Vamos lá. No texto de Lucas vemos Cristo falando de um batismo o qual ele passaria, ou seja, seus sofrimentos e morte. Em Marcos 10.38-39 vemos Cristo novamente falando deste batismo, e dizendo que seus discípulos passariam por ele.

    Em Mateus 3.11 vemos o batismo em fogo, onde no contexto bíblico sabemos que o fogo representa juízo, condenação, purificação, provações e sofrimentos. Em Malaquias 3.1-6 vemos uma profecia messiânica dizendo que Cristo viria como um fogo purificador.

    Vejo este Juízo representado pelo fogo, tanto para incrédulos, quanto para cristãos. Referente aos incrédulos o fogo vem para destruílos, quanto aos cristãos vem para purificá-los, uma vez que o cristão não pode ser destruído por ter a Vida Eterna dentro de si mesmo.

    Assim como Cristo foi mergulhado em sofrimentos, como seguidores do Cordeiro, também passaremos por isso. Por que? Para nos encontrarmos dignos do Reino, assim como Cristo se torna digno do Reino através de Seus sofrimentos e morte. 2 Tessalonicenses 1.3-7

    O que escrevi até aqui serviu de introdução para que possa entender o pensamento, peço que leia os seguintes textos, os quais podemos ver um pouco a necessidade dos sofrimentos e esses sendo comparados com o fogo: II Tessalonicenses 1.3-5; I Pedro 4.12; I Pedro 4.17.

    Por falta de tempo escrevo pouco. Gostaria que verificasse estes textos, de acordo com a necessidade enviarei mais textos. Vê se consegue entender o que estou te passando.

    Um abraço e que Cristo seja um em nós e possamos crescer em unidade no conhecimento da verdade.

    Thiago Neiva Fonseca

  14. Thiago Neiva Fonseca disse:

    Paz e Graça irmão Duarte,

    Vamos lá. No texto de Lucas vemos Cristo falando de um batismo o qual ele passaria, ou seja, seus sofrimentos e morte. Em Marcos 10.38-39 vemos Cristo novamente falando deste batismo, e dizendo que seus discípulos passariam por ele.

    Em Mateus 3.11 vemos o batismo em fogo, onde no contexto bíblico sabemos que o fogo representa juízo, condenação, purificação, provações e sofrimentos. Em Malaquias 3.1-6 vemos uma profecia messiânica dizendo que Cristo viria como um fogo purificador.

    Vejo este Juízo representado pelo fogo, tanto para incrédulos, quanto para cristãos. Referente aos incrédulos o fogo vem para destruílos, quanto aos cristãos vem para purificá-los, uma vez que o cristão não pode ser destruído por ter a Vida Eterna dentro de si mesmo.

    Assim como Cristo foi mergulhado em sofrimentos, como seguidores do Cordeiro, também passaremos por isso. Por que? Para nos encontrarmos dignos do Reino, assim como Cristo se torna digno do Reino através de Seus sofrimentos e morte. 2 Tessalonicenses 1.3-7

    O que escrevi até aqui serviu de introdução para que possa entender o pensamento, peço que leia os seguintes textos, os quais podemos ver um pouco a necessidade dos sofrimentos e esses sendo comparados com o fogo: II Tessalonicenses 1.3-5; I Pedro 4.12; I Pedro 4.17.

    Por falta de tempo escrevo pouco. Gostaria que verificasse estes textos, de acordo com a necessidade enviarei mais textos. Vê se consegue entender o que estou te passando.

    Um abraço e que Cristo seja um em nós e possamos crescer em unidade no conhecimento da verdade!!!

    Thiago Neiva Fonseca

  15. LUCAS disse:

    A PAZ DO SENHOR VARÕES, NÃO POSSO DEIXAR DE COMENTAR ALGO TÃO CARNAL COMO ESSE PORQUE CHAMAR DE MOLEQUE ALGUEM QUE NO SEU ENTENDIMENTO DEUS ESTA ATUANDO EM SUA VIDA É CARNALIDADE(CUIDADO COM O QUE FALA), VCS ACHAM QUE QUANDO RECEBEMOS A CRISTO RECEBEMOS ENTÃO O BATISMO NO ESPIRITO SANTO, PARA EU ACREDITAR NESSA DOUTRINA PRECISARIA PRIMEIRO ARRANCAR UMAS FOLHAS DE MINHA BIBLIA, JOÃO 20.20( AQUI SIM RECEBEMOS O ESPIRITO SANTO)SÃO DUAS EXPERIENCIAS DISTINTAS)ATOS2(AQUI SIM FORAM BATIZADOS)/ATOS 19. 4,5/ATOS 8.14-18/ INFELIZMENTE ESTOU SEM TEMPO PARA ACRESCENTAR MAIS REFERENCIAS, MAS SE VC SOUBESSE O UE ESTA DEIXANDO DE USUFLUIR, É MARAVILHOSO, É INEXPLICAVEL, É TREMENDO, NÃO TENHO PALAVRAS PARA EXPLICAR QUANDO SOMOS ENVOLVIDOS COM A MANIFESTAÇAÕ DO ESPIRITO SANTO, MAS COMOI JESUS DISSE, NÃO SE PÕE VINHO NOVO EM ODRE VELHO…COM CERTEZA ESSE SEU ENTENDIMENTO FOI LHE DADO ATRAVÉS DE ALGUEM OU DENOMINAÇÃO QUE VC TEM MUITO RESPEITO, E FICA DIFICIL OUVIR DEUS FALAR, EU GRAÇAS A DEUS QUE APRENDI TUDO QUE SEI QUANDO COMECEI A ESVAZIARME DE IDÉIAS PRÉCONCEBIDAS E ORANDO MUITO PRA NÃO ERRAR, E TENHO APRENDIDO MUITO COM O ESPIRITO DE DEUS,
    (UM HOMEM PEGOU UM AVIÃO PELA PRIMEIRA VEZ E QUANDO CHEGOU EM SEU DESTINO UM AMIGO PRGUNTOU:_ E AI GOSTOU? ELE RESPONDEU:_GOSTEI MUITO MA SPENA QUE ESATVA SEM DINHEIRO POIS ESTAVAM VENDENDO TANTA COISA GOSTASA!
    O AMIGO RIU E DISE; MAS RAPAZ ERA TUDO DE GRAÇA, JÁ VEM INCLUIDO NA PASSAGEM!) NÃO DEIXE DE TOMAR POSSE DAS MARAVILHAS QUE VEM INCLUIDO NO QUWE CRISTO FEZ POR NÓS, A SALVAÇÃO É O DESTINO MAS A VIAGEM TEM MUITA COISA BOA!, VCS NEM IMAGINAM!!
    FIQUEM COM DEUS E SEJAM COMO OS CRENTES DE BERÉIA QUE CONSULTAVA A BIBLIA E NÃO OS LIDERES.

  16. Lucas,

    Ai está um grande problema, “NÃO POSSO DEIXAR DE COMENTAR ALGO TÃO CARNAL COMO ESSE PORQUE CHAMAR DE MOLEQUE ALGUEM QUE NO SEU ENTENDIMENTO DEUS ESTA ATUANDO EM SUA VIDA”, é um problema pois Deus não age segundo nosso entendimento, mas segundo sua Palavra. Em João 20.20 foram os que ali estavam que receberam o Espírito Santo, pois este só é concedido após a ressurreição, ali era era concedido e passava a fazer morada permanente no homem, nós que viemos depois, recebemos o Espírito ao crer. Em Atos 2 os discípulos receberam PODER, quando desceu sobre eles o Espírito Santo.

    Paz e graça.

    Thiago N. Fonseca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s