Egoísmo celeste

Publicado: 09/11/2010 por anybody em Devocionais
Tags:, , ,

Amigos, li isto em um livro e achei interessante. Gostaria que deixassem as suas impressões.

Todas as igrejas detestam o egoísmo terrestre, mas todas recomendam o egoísmo celeste. As teologias ensinam, geralmente, que o homem deve ser bom, altruísta, virtuoso, com o fim de merecer o céu – e não percebem que também isso é egoísmo, egoísmo póstumo, egoísmo sublimado (filósofo francês BERGSON).

 

A paz.

Rômulo de Barros.

Anúncios
comentários
  1. Leonardo disse:

    Deve-se não confundir o desejo, expontâneo e sincero de ser virtuoso e bom, sem esquecer que acima de tudo precisamos fazer a perfeita vontade de Deus, para assim merecer estarmos com o Pai que está no céu.
    Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo. Quem age assim certamente não e herdará o Reino de Deus.
    Deus abençõe a todos ricamente.

  2. Duarte Henrique disse:

    Mestre Rômulo,

    excelente reflexão. De fato, não só o egoísmo, mas também a intolerância costumam nascer desse tipo de teologia. A busca pelo céu se transforma num jogo maquiavélico, onde os fins acabam justificando os meios. Poucas pessoas teriam coragem de usar essas palavras do apóstolo Paulo: “Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne” Rm 9.3
    Muito pelo contrário, parece que quanto mais pessoas “excluirmos do céu” com nossa conduta moralista e exclusivista, mais “justificados” estarão os “sacrifícios” que fazemos por herdar o reino dos céus. Muitas pessoas se martirizam para alcançar os céus, e se esquecem que ele já foi alcançado por nós, em Cristo. Certas pessoas, por terem se privado a vida inteira de coisas que nem a bíblia e nem a razão recomendam, não admitem que outras que usufruíram de todas essas coisas possam ser dignas do céu. Esse egoísmo é o pior de todos, penso eu, pois ele trás consigo uma imensa carga de ódio mortal a Deus e aos irmãos…

    Abraços!

    PS: De que livro é a citação?

    • Rômulo de Barros disse:

      Mestre,

      Huberto Rohden. SABEDORIA DAS PARÁBOLAS. Martin Claret.

      Se o ler algum dia, terei uma imensa curiosidade de saber sua opinião sobre as ideias do autor.

  3. fabricio disse:

    sei que se depender do meu merecimento pra alcançar o céu tô muito enrolado!

    • Rômulo de Barros disse:

      Bricinha, até que enfim vc apareceu. Sobre isso aí, o mesmo cara que citou o pensamento no livro tem uma opinião interessante. Não seria também uma boa muleta ficarmos dizendo que somos pecadores, errantes, não merecedores?

      • Fabrício disse:

        Não romulim. Não axo assim. Porque somos de fato pecadores, errantes, não merecedores e mais ainda, inclinados a fazer o mau. Quem não tem uma visão clara sobre isso não entende a cruz de cristo.

  4. Paz e graça,

    Na verdade a bíblia não diz que os santos irão morar no céu “vestidos de branco tocando uma harpinha”, ninguém vai morar em céu algum. A vida eterna do homem não é conquistada por suas obras, mas pela obra de Cristo no Calvário, está consumado, não há nada que possamos fazer de certo ou errado que venha tirar de nós a vida uma vez dada por Deus através de seu Filho Jesus.

    Thiago N. Fonseca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s