Castas Cristãs?… Reserva de Vagas?

Publicado: 05/01/2011 por Duarte Henrique em Avisos, Devocionais, Notícias
Tags:, , ,

Como vão amigos? Desejo que bem.

Para iniciarmos nossas reflexões anuais, gostaria de trazer a baila um assunto que tem me deixado um pouco incomodado já faz algum tempo. O assunto é a existência de “castas” dentro das igrejas evangélicas, a existência de um Clero e de um Laicato. Repasso uma informação transmitida a mim domingo último, e que parece ter procedência. Segundo me disseram, não poderemos mais estacionar o carro no estacionamento interno do templo, do lado direito (onde ficam as plaquinhas), quando for ter reunião porque o número de pastores aumentou e aquelas vagas terão de ser reservadas para eles. Pois bem, isso é BIZARRO! Desde quando pastor é uma casta superior? Por várias vezes já vi as “vagas reservadas” sem nenhum ocupante enquanto pessoas do lado de fora do estacionamento procuravam vaga desesperadoramente. Essa atitude não é nem um pouco cristã! Aliás, já é hora de começarmos a aprender o que realmente quer dizer pastorear. Eu não consigo imaginar Jesus ou Paulo reservando sua vaga no estacionamento em detrimento dos discípulos ou dos membros das igrejas. Essa história de que pastor tem que ter privilégio é uma herança da igreja católica, que tem que ser extirpada do nosso meio! O verdadeiro pastor é aquele que serve a comunidade acima, inclusive, dos próprios interesses. Infelizmente, “pastor” hoje em dia virou título, inclusive negociado politicamente. Isso permite que indivíduos sem a menor vocação sejam chamados de “pastores”, e exijam seus privilégios, que vão desde a obediência cega por serem “ungidos de Deus”, até privilégios mais tacanhos como vagas reservadas em estacionamento, mesas separadas nos almoços comunitários com atendimento vip etc. Sobre a obediência cega falo depois…

Eu até concordo com a reserva de vagas para deficientes e idosos, mas para pastores? Sinceramente, chega a ser teratológico! Aliás, até existem vagas para gestantes, deficientes e idosos, mas ficam no final do estacionamento e não na entrada do templo, outra coisa esdrúxula!

O verdadeiro pastor, seguindo o espírito do Novo Testamento, deveria ser o último a estacionar o seu carro, só o fazendo quando todos os outros já tivessem feito.

O que digo aqui serve não apenas para os privilégios que comumente são outorgados aos pastores da Assembléia de Deus e de nossa igreja, mas a qualquer pastor, bispo, apóstolo que, usando do cargo, se ache merecedor de algum benefício.

Os pastores são dignos de honra? Sem dúvida alguma, e a maior honra que um pastor pode receber é o reconhecimento das pessoas que estão sobre sua responsabilidade, reconhecendo-o como alguém que foi colocado ali por Deus. Agora, privilégios amigo, aí é outra coisa!

Abraços!

comentários
  1. Joabson Carlos disse:

    Infelizmente, nem tudo sao flores caro Duarte. Concordo com tudo o que disse e ainda acrescento que as vezes (ou muitas vezes) isso (a questao das Castas) ocorre não somente na ocupacao de vgs e mesas, mas tbm na lideranca de algumas igrejas e dptos. Mas ai o assunto tem muito pano p/ manga e nessa discussao eu to fora no momento…
    Belas observacoes Du-Arte!

  2. Josué Flausino disse:

    CONCORDO !

  3. Paz Duarte,

    O Estevam está viajando, gostaria de falar com outra pessoa responsável pelo MP, tem como me passar o seu e-mail para contato??? Meu e-mail é THIAGOPELAFE@GMAIL.COM.

    Abraço!!!

    Thiago N. Fonseca

  4. Adeilton Rufino disse:

    Aqui estou diretamente de Curitiba-PR para primeiramente parabenizar a MP, por finalmente buscar abrir os olhos de um “povo q se chama pelo meu nome (Jesus)” que se cala diante de coisas absurdas como as tais por falta de CONHECIMENTO DA PALAVRA, eu espero que o povo de Deus não tenha sido liberto do “mundo cruel e opressor” para ter que se sujeitar às vontades de “líderes” tiranos que se aproveitam de seus cargos (OS QUAIS DEVERIAM LEVAR BEM A SÉRIO) para sugar de um povo carente espiritualmente e se impor sobre o mesmo de forma que pessoas venham a buscar mais ao favor dessas pessoas doque o do próprio Deus.

    vou parar por aqui, afinal eu nem estou mais com vcs, mas tenho orado pelo trabalho de vcs…

    Resumindo: ACORDA POVO DE DEUS.

  5. Adeilton Rufino disse:

    COMPLICADO

  6. Estevam (TT) disse:

    Vou simplesmente me manifestar dizendo que concordo muito com tudo o que foi dito aqui…

    Acho que a pior coisa que eu já vi nesse sentido (divisão de castas) foi uma tal de SALA VIP, onde as irmãs servem vestidas com um avental escrito “VIP”. Como se lá só pudessem ir pessoas muito importantes.

    Pois é irmãos, será que em nosso meio ainda resta alguma coisa do evangelho de Jesus?

    Como disse o Adeilton: “Acorda povo de Deus”.

  7. Álvaro Duarte disse:

    O pior (será que pode ficar) é que não foram poucas as vezes que foram me chamar lá no púlpito, enquanto estava tocando, para tirar o meu carro porque ele estava na vaga de um pastor. A última vez que me chamaram, detalhe, ainda tinham duas vagas vazias (que ficaram assim até o final do culto)!!!!

  8. Milena disse:

    E ainda existe outra casta dentro dessa casta. Meu pai, por exemplo, é Pr. e nunca conseguiu estacionar em uma dessas vagas nos cultos de domingo a noite (mesmo quando tinha vaga). Aliás, essa separação ocorre em muitas situações na nossa igreja. Existem vários obreiros com vontade de trabalhar, mas sabemos que só uma minoria tem liberdade pra isso dentro da nossa igreja. O que me dá orgulho é ver homens como o meu pai fazendo a obra de Deus por onde passam, independente de terem ou não privilégios na igreja em que congregam.

Deixe um comentário

