Pensar Liberta

Publicado: 18/01/2011 por estevameduardo em Devocionais
Tags:, , , ,

O engano toma proporções cada vez maiores em meio à cristandade. A mentira estabeleceu o seu trono no coração dos professos cristãos. O que será que impede que o povo veja que verdade não é o que dizem ser verdade? Porque os cristãos em sua maioria não conseguem ouvir a sinfonia embriagante e destruidora que sai dos púlpitos dos templos religiosos?

É certo que por um lado, é Deus quem revela ao homem os mistérios do reino dos céus, mas por outro, nós cristãos temos a responsabilidade de tomar tudo aquilo que nos é dito e ver se o que no dizem permanece de pé quando passa pelo crivo das Escrituras, o conhecer a verdade não está somente em Deus nos revelar a verdade, mas também em nossa busca pela mesma.

Muitas coisas acontecem, os ventos de doutrina vem e vão, agimos de muitas formas pensando assim estar agradando a Deus.

 Pensamos que estamos cheios do Espírito quando caímos, sapateamos, rolamos, babamos, batemos palmas.

Pensamos estar roubando a Deus quando não damos nossos dízimos e por isso temos nosso dinheiro sendo devorado pelos malditos gafanhotos devoradores.

Pensamos que estamos sendo Batizados pelo Espírito Santo quando falamos em línguas “estranhas”.

 Pensamos que Deus é obrigado a nos dar tudo aquilo que pedidos por sermos dizimistas fiéis.

Pensamos que para sermos salvos temos que “aceitar a Jesus” e obedecer à doutrina da Igreja, se não, nada feito.

 Será que estamos pensando de verdade? Você já parou para pensar se tudo o que te dizem é verdade?

Já parou para pensar que aquele que é cheio do Espírito tem do seu fruto em si mesmo? Gálatas 5.22

Parou para pensar que estamos sob uma nova aliança e que a antiga já se tornou obsoleta?

Já parou para pensar que Cristo não precisa da suas obras para te salvar, pois se dependesse de suas obras ele não precisaria morrer, pois você seria capaz de fazer sozinho? Efésios 2.8-10

Pensar liberta, a dúvida pode nos aproximar mais da verdade, isto quando duvidamos e buscamos saber o que é a verdade. A massa não pensa, não questiona, a tudo se submete.

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2

A transformação começa com a renovação da mente, sem mudança de pensamento não há mudança de atitudes.

 Pense nisso.

Em Cristo.

 Thiago N. Fonseca

Anúncios
comentários
  1. Duarte Henrique disse:

    Paz Thiagão,

    Excelente texto, assino em baixo. De fato, ás vezes chegamos a nos desanimar um pouco, pois em muitos ambientes cristãos, pensar ainda é algo “subversivo”, herético, rebelde e bla,bla,bla! Se você começa a ter um opinião que vez ou outra destoe do restante do grupo você já é logo isolado, pois pode contaminar o restante do “rebanho”. Eu, sinceramente, não vejo outra solução para a situação da cristandade atual, que não passe pela via de uma revolução. Discordo de quem acha que devemos desistir e não lutar para que as coisas mudem, sob o argumento de que “elas sempre foram assim”. Algumas pessoas foram vocacionadas para a revolução, é inevitável. Sou do grupo que morre tentando mudar as coisas, MAS NÃO DESISTE. Penso que se tivermos a oportunidade de revolucionar a vida de uma única pessoa que seja, teremos feito mais do que o suficiente! Aliás, se já conseguirmos revolucionar nossa própria vida já será um bom começo. Sair da caverna, eis o grande desafio do homem desde os tempos mais remotos…

    Abraços!

  2. Raphael Lima disse:

    A paz irmãos,

    Primeiramente parabéns pelo texto. Realmente muito bom. Concordo em muitas coisas e acrescentando ao que o Duarte escreveu: é importante lembrar que a religião a qual “seguimos” hoje nasceu de uma revolução que tomou por nome “Reforma”. Esta foi iniciada por um homem que resolvel pensar e mais que isso, lutou por aquilo que acreditava libertando várias mentes da prisão dos dogmas e da ignorância. A pior prisão que existe é a prisão da mente!!

    #VAMOSPENSAR

    Grande abraço a todos.

  3. Adeilton Rufino disse:

    Galera…..cada dia me alegro mais em ver o crescimento que ocorre diariamente no meio da MP…..o texto é perfeito e concordo inteiramente com seu conteúdo….só a título de curiosidade…JÁ PARARAM PRA PENSAR QUE AS LÍNGUAS ESTRANHAS SÃO UM DOM E NÃO A EVIDÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO?! POIS É HÁ POUCOS DIAS EU ESTAVA REFLETINDO A RESPEITO E CONCLUÍ QUE A EVIDÊNCIA REAL DO BATISMO É A TRANSFORMAÇÃO DE VIDA…E NÃO APENAS UM MOMENTO….É ACORDAR DE MANHÃ E SER INCOMODADO A NÃO SAIR DE CASA SEM FAZER UMA ORAÇÃO, É QUANDO VC PENSAR EM MENTIR OU QUALQUER COISA Q DESAGRADE A DEUS VC LEMBRAR QUE ELE TÁ ALI, VC NÃO TÁ SÓ, E SIM DIANTE DO MAIOR DE TODOS…..fiquem atentos….não julguem quem fala em línguas mas não se atenhem ao batismo com o espírito santo como o “falar em línguas”!

    Paz galera, saudade de vc, agora eu to indo na Batista Filadélfia, mas no último domingo eu fui num congresso de jovens da Bléia….bateu saudade de vcs todos….
    até a róxima…

  4. RSF disse:

    O tema é de grande relevância.Gostaria de aproveitar e fazer a indicação de um livro . O livro é de John Stott o titulo é : Crer é Também Pensar pela editora ABU. Uma otima leitura pra aprofundar a questão. Stott no livro desafia a tendência antiintelectual de muitos crentes. Para o autor , o antiintelectualismo de nossos dias são válvulas de escape para fugir à responsabilidade , dada por Deus , ao uso cristão de nossas mentes.

  5. Galera,

    Eu tava para disponibilizar um artigo entitulado de “O Evangelho dos Evangélicos” mas eu acho que poucos entenderiam a mensagem. Antes iria fazer um alerta para a nossa preguiça cultural: A falta de leitura!

    O Thiago aprofundou mais no tema trazendo a tona a questão de colocar a mente para pensar!!! Infelizmente o nosso povo não quer pensar!

    A começar por nossa educação pública que é uma “benção” (entre aspas mesmo). Pergunta para qualquer professor se essa molecada quer estudar (meu pai dá aula da Secretaria de Educação e tem muitas pérolas para contar). Não sabem ler, nem escrever e imaginem interpretar um texto. Raciocinar e pôr a mente para funcionar então; nem com uma arma na cabeça. Deve ser por isso que a Rede Globo não pára de lançar novela e BBB.

    Infelizmente temos esse problema cultural dentro de nossas igrejas mesmo. Quantos de nossos líderes tem o 2º grau completo (não iria adiantar nada também, com a educação que temos)? Quantos são formados (pelo menos em teologia)?

    Agora vocês imaginem nós, debatendo ou tentando ensinar algo para essas pessoas? Não sai coisa boa!!!

    Quem nasceu em igrejas tradicionais despreparadas (como eu), sabem do problema que é falar de certos temas:

    – SEXO – “Não pode falar porque senão os jovens todos vão fazer”. Eu já vi Pastor falando que os jovens tem que aprender sobre isso igual o pardal aprende: Sozinho
    – DÍZIMO: “Não pode falar a verdade porque senão eles páram de contribuir”
    – SUICÍDIO: “Não pode falar porque senão estimula o cara que tá com vontade se matar”

    Infelizmente eles (líderes e pastores) nunca páram para pensar no mal que eles prestam para o Reino interpretando a bíblia sem nenhum mínimo de preparo. Como diria o Pr. amigo meu: “Água com açúcar só alimenta lombriga”. Quem não tem notícias pela mídia de barbaridades cometidas por gente que não interpreta as Escrituras?
    “Desempregado compra aparelhos roubados para montar igreja”
    “Jovem mata os pais e conta a polícia que o fez em cumprimento da bíblia”
    “Caseiro da cabo de seus patrões em nome de Jesus”
    “Jejum Mortal: Pastor mandou jejuar para conseguir uma casa nova e a missionária acabou morrendo”

    Indico o vídeo abaixo. No início mostra justamente isso:

    Pessoal, não tem jeito. Para se aprender algo precisa de esforço… Se não consegue entender a palavra de Deus (bíblia), procure um texto mastigado que lhe ensine algo. Já é um bom começo.

    Agora temos que avisar aos “desavisados” que não adianta vir aqui no blog só quando tem uma polêmica. Com certeza você não tem costume de ler, nem escrever (para comentar e debater) e muito menos raciocinar…

    Tenho certeza que eles só proliferarão o caos (fofoca e telefone sem fio) com a sua má interpretação do debate (como acontece, aconteceu e acontecerá). Quem não lembra do Rafael se justificando. Parecia que ele estava falando grego para eles.

    Fuis

    Sou adepto do Movimento do Pensamento Renovado

    • Duarte Henrique de Oliveira Silva disse:

      Grande Dário,

      Falou e disse tudo! Não estamos aqui defendendo nenhuma espécie de elitismo ou intelectualismo vazio! Apenas estamos colocando a mente para funcionar, só isso. O problema é que, como foi bem colocado pelo RFS, existe uma malévola tendência inconsciente nas igrejas de tornar a fé incompatível com qualquer espécie de racionalismo, seja qual for a natureza. Mas no fundo, sabe de uma coisa? Na eternidade ninguém poderá alegar qualquer espécie de ignorância provocada por terceiros. “Ah, foi meu pastor que disse; foi meui líder, minha igreja pregava assim etc.”. Amigo, o único responsável por sua ignorância é você mesmo!

      Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s